Alemanha vai enviar equipamento e pessoal médico para Portugal

Um porta-voz do Ministério da Defesa alemão confirmou à Reuters que será enviado para Portugal equipamento para ajudar na luta contra a Covid, além de pessoal médico.

A Alemanha vai enviar para Portugal equipamento e pessoal médico, para ajudar no combate à pandemia de coronavírus, avança a Reuters, este domingo, citando um porta-voz do Ministério da Defesa alemão. Isto num momento em que o Serviço Nacional de Saúde português está muito pressionado, face à escalada dos casos de Covid-19 e dos internamentos.

Com as infeções, os internamentos e os óbitos em máximos históricos, Portugal decidiu pedir ajudar internacional para combater a pandemia. Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou: “O Governo português está a acionar todos os mecanismos de que dispõe, designadamente no quadro internacional para garantir que presta a melhor assistência aos seus utentes”.

Este domingo, o Ministério da Defesa alemão confirmou essa ajuda. “Vamos apoiar Portugal com equipamento e pessoal médico“, garantiu um porta-voz desse Ministério à Reuters. Entretanto, o alemão Spiegel adiantou que a Alemanha planeia enviar 27 médicos e paramédicos para Portugal, bem como ventiladores e camas. Esta informação não foi, contudo, confirmada pelo Ministério da Defesa alemão.

Além da Alemanha, a Áustria também já se mostrou disponível para receber doentes portugueses em cuidados intensivos, para aliviar a pressão sentido pelo Serviço Nacional de Saúde. O chanceler austríaco não adiantou, contudo, quantos utentes serão transferidos.

O ECO questionou o Ministério da Saúde sobre os apoios anunciados pelos referidos países. O Governo respondeu que “todas as hipóteses estão a ser consideradas no sentido de continuar a assegurar os cuidados de saúde aos portugueses. Num quadro de apoio externo, os mecanismos de cooperação europeia são obviamente uma possibilidade, em função da evolução que se vier a verificar”. Ou seja, nem confirmou que Portugal irá receber a ajuda em causa, nem adiantou os detalhes desses eventuais apoios.

Foram identificados, nas últimas 24 horas, 9.498 novos casos de infeção pelo vírus pandémico, em Portugal. De acordo com o boletim divulgado, este domingo, pela Direção-Geral de Saúde (DGS), morreram mais 303 pessoas com Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha vai enviar equipamento e pessoal médico para Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião