Portugal inicia produção de primeiro ventilador certificado

Obtida a certificação de Bruxelas, a Sysadvance vai dar início à produção de um ventilador português desenvolvido em conjunto com a Ordem dos Médicos. E as primeiras unidades já têm destino definido.

Portugal vai dar início à produção de um primeiro ventilador certificado por Bruxelas para ser usado em doentes internados em cuidados intensivos. O equipamento, designado “SYSVENT OM1” foi desenvolvido pela Ordem dos Médicos (OM) e pela empresa privada Sysadvance, especializada em geradores de oxigénio.

Segundo um comunicado da OM, divulgado esta segunda-feira, o ventilador já foi certificado, pelo que vai começar a ser produzido em Portugal pela Sysadvance. As primeiras unidades destinam-se a Portugal e à República Checa.

José Vale Machado, engenheiro e presidente do Conselho de Administração da fabricante, espera que o produto “contribua para salvar vidas em Portugal e noutros países”. Segundo a referida nota, vários países têm manifestado interesse no ventilador desde que foi anunciado o seu desenvolvimento, em março de 2020.

Também citado em comunicado, Miguel Guimarães, bastonário da OM, afirma que o ventilador é “um motivo de grande satisfação”, pois “um equipamento fiável é determinante para o sucesso do tratamento dos doentes“. “Esta aliança frutuosa entre médicos e engenheiros demonstrou que devemos investir na investigação clínica para chegarmos às soluções que os hospitais precisam”, acrescenta.

O desenvolvimento do ventilador “SYSVENT OM1” resultou do trabalho em conjunto de uma equipa da Sysadvance com um grupo de médicos especialistas em cuidados intensivos, designado pela OM, e ainda laboratórios acreditados em três países. O “SYSVENT OM1” é complementar aos sistemas de geração de oxigénio, produzidos pela Sysadvance, “permitindo uma solução completa para a saúde”, assegura a nota.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal inicia produção de primeiro ventilador certificado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião