Banco polaco do BCP com prejuízos no quatro trimestre, mas fecha ano com lucros de 5,1 milhões

  • ECO
  • 2 Fevereiro 2021

Devido a provisões, mais elevadas que nos trimestres anteriores, o Bank Millennium registou prejuízos no quarto trimestre. Ainda assim, na totalidade o resultado líquido foi positivo.

O Bank Millennium, que é detido na maioria pelo português BCP, registou prejuízos no quarto trimestre do ano passado, mas fechou o ano de 2020 com lucros, tal como anunciado na semana passada.

No quarto trimestre, a filial polaca do banco liderado por Miguel Maya, registou um resultado liquido negativo de 109 milhões de zlótis (cerca de 24,7 milhões de euros), segundo o comunicado divulgado esta terça-feira à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). No total do ano, lucrou 23 milhões de zlótis (aproximadamente 5,1 milhões), uma redução de 96%.

Segundo o comunicado enviado ao regulador, a penalizar as contas do banco polaco esteve o impacto da pandemia, bem como os itens não habitacionais “com destaque para 677 milhões de zlótis (151,9 milhões de euros) de provisões relacionadas com riscos legais associados à carteira de créditos hipotecários concedidos em moeda estrangeira, 380 milhões de zlótis (85,2 milhões de euros), no quarto trimestre de 2020”, aponta a instituição.

Excluindo itens não habitacionais, o banco fechou o ano com um resultado líquido de 709 milhões de zlótis (159,2 milhões de euros), sendo que no quarto trimestre atingiu os 204 milhões de zlótis (45,7 milhões de euros).

(Notícia atualizada às 8h40 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco polaco do BCP com prejuízos no quatro trimestre, mas fecha ano com lucros de 5,1 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião