Hoje nas notícias: Taxas da ANA, Von der Leyen e vacinas

  • ECO
  • 2 Fevereiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As taxas aeroportuárias vão descer no Porto e em Faro, mas sobem em Lisboa, já a partir de abril. A pandemia continua a marcar a atualidade nacional, com a presidente da Comissão Europeia a referir que Portugal tomou a decisão certa em proibir a entrada e saída do país, para travar os contágios. Ao mesmo tempo, nos últimos dias, não páram de crescer os casos de alegada ultrapassagem aos grupos prioritários na vacinação contra a Covid, sendo que mais de 340 pessoas já terão sido vacinadas indevidamente. A polémica relativa à vacinação prioritária de deputados também tem feito correr muito tinta e em 72 horas encolheu de 50 deputados para 35.

Taxas descem nos aeroportos do Porto e Faro, mas sobem em Lisboa

A ANA – Aeroportos de Portugal aprovou uma redução média de 3,4% das taxas reguladas nos aeroportos nacionais a partir de 1 de abril. No aeroporto do Porto a diminuição será de 5,28% (menos 0,44 euros) e no Faro de 12,98% (menos 1,11 euros). Em Lisboa haverá uma redução de 1,31% (0,15 euros), mas considerando o valor adicional relativo à recuperação dos erros de estimativa de 2017 e 2018, haverá um aumento de 4,89% (mais 0,72 euros). Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Portugal “tomou a decisão correta ao fechar-se para travar os contágios”

“Estou impressionada com o Governo português, que penso que tomou a decisão correta ao promover o fecho do país durante um curto espaço de tempo para responder à pandemia”, disse a presidente da Comissão Europeia, saudando a decisão de António Costa em proibir entradas e saídas do país. Ursula Von der Leyen considera que deve “fazer-se tudo o que for possível para evitar fechar as fronteiras internas, porque é importante que os fluxos de abastecimento e os movimentos dos trabalhadores transfronteiriços essenciais não sejam minimamente prejudicados”. Leia a notícia completa no Público (acesso livre).

Há mais de 340 casos de uso indevido de vacinas contra a Covid-19

Nos últimos dias, sucedem os casos de alegada ultrapassagem aos grupos prioritários do plano de vacinação contra a Covid-19. Fonte da task force responsável por delinear o plano de vacinação contra o novo coronavírus admitiu que já foram vacinadas mais de 340 pessoas indevidamente por todo o país, revela o Correio da Manhã. “A maior parte dos casos ocorreu em IPSS e o número peca, com toda a certeza, por defeito. Mas tem mais a ver com a elaboração inicial das listas do que de aproveitamento indevido de vacinas sobrantes”, explicou fonte do organismo. Na sequência dos casos de uso indevido das vacinas, o Ministério Público já abriu 9 inquéritos. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Lista de deputados prioritários a vacinar já desceu para 35

Com a polémica a aumentar, a lista de deputados que se disponibilizaram para tomar a vacina contra a Covid-19 numa fase prioritária tem vindo a diminuir. Em apenas 72 horas, a lista de nomes enviados pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, ao primeiro-ministro, começou por ter 50 deputados, passou para 38, depois para 36 e já vai em 35 deputados, revela o Observador. O PSD já pediu a anulação da lista. Leia a notícia completa no Observador (acesso livre).

Antiga diretora do SEF vai reestruturar vistos gold

A antiga diretora nacional do SEF, Cristina Gatões, demitida a 9 de dezembro passado na sequência do homicídio do cidadão ucraniano à guarda do organismo, foi chamada pelo seu sucessor no cargo, tenente-general Botelho Miguel, para o assessorar e para integrar um grupo de trabalho que vai reestruturar os vistos gold. Em causa está um despacho interino datado de 28 de janeiro, consultado pelo Diário de Notícias, em que o antigo comandante-geral da GNR nomeia Cristina Gatões para integrar um grupo de trabalho que “vai analisar soluções que assegurem maior eficácia e eficiência no âmbito da permanência em Portugal dos titulares de residência para atividade de investimento”. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Taxas da ANA, Von der Leyen e vacinas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião