Reino Unido obriga a quarentena em hotel a partir de 15 de fevereiro

Residentes do Reino Unido vindos de 33 países de risco elevado, incluindo Portugal, vão ter de ficar dez noites num hotel a partir de dia 15 de fevereiro.

Os cidadãos residentes no Reino Unido que regressem ao país a partir de 33 países, incluindo de Portugal, vão ser obrigados a permanecer dez dias em quarentena num hotel. A medida entra em vigor já no dia 15 de fevereiro.

A partir dessa segunda-feira, todos os residentes no Reino Unido ou cidadãos de nacionalidade irlandesa que regressem vindos desse conjunto de países, que estão na lista por terem um risco elevado de contágio por Covid-19, vão ter de permanecer isolados em unidades hoteleiras que serão designadas para essa finalidade.

A informação foi avançada pelo governo britânico, que esclarece que, entre as origens abrangidas pela medida, estão destinos como praticamente toda a América do Sul, sul de África, Emirados Árabes Unidos e Portugal. Entre os critérios está a prevalência das novas estirpes do coronavírus, que serão mais transmissíveis e poderão reduzir a eficácia das vacinas.

Os viajantes que cheguem desses locais terão de ficar nos seus quartos durante dez noites, sendo acompanhados por seguranças sempre que tenham a necessidade de se ausentar dos mesmos. De acordo com a BBC, é esperado que os passageiros tenham de pagar o custo deste alojamento durante a totalidade do período de quarentena. A cadeia britânica estima que o custo rondará as 80 libras por noite.

Os hotéis designados para estes fins ainda não são conhecidos, mas deverão estar localizados nas proximidades dos aeroportos britânicos, como é o caso dos aeroportos de Heathrow, Gatwick, Birmingham e Manchester. Neste âmbito, o governo britânico anunciou que os contratos com tais unidades hoteleiras deverão ser assinados no início da próxima semana, adianta o The Guardian.

Na semana passada, Boris Johnson, primeiro-ministro, tinha indicado que os residentes no Reino Unido provenientes desta lista de países de elevado risco e que ainda tinham autorização para entrar no território passariam a ser “recolhidos no aeroporto e transportados diretamente para a quarentena”. Fica, agora, claro que a quarentena em hotéis apenas acontecerá a partir de dia 15 deste mês.

Esta medida surge numa altura em que a maioria dos cidadãos estrangeiros provenientes desses países de alto risco já estão impedidos de viajarem para o Reino Unido. As viagens por motivos de lazer estão, também, proibidas para os passageiros provenientes de qualquer destino.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido obriga a quarentena em hotel a partir de 15 de fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião