Mais de 50 anos? Vai haver simulador para saber se está na lista de vacinação

O Governo vai lançar um simulador para que todos os portugueses com mais de 80 anos, ou com 50 a 79 anos com comorbilidades, possam saber se constam da lista de vacinação nesta fase prioritária. 

O Governo prepara-se para lançar um simulador para que todos os portugueses com mais de 80 anos, ou com 50 a 79 anos com comorbilidades, possam saber se constam na lista para ser vacinados nesta fase prioritária.

No final desta semana será disponibilizado um conjunto de novas funcionalidades que envolvem a disponibilização de um simulador que permite saber se determinada pessoa com mais de 50 anos consta na lista” para ser vacinado nesta fase prioritária, revelou a ministra da Saúde, em conferência de imprensa, após reunião desta manhã com a task force responsável por delinear o plano de vacinação contra a Covid-19, presidida pelo primeiro-ministro.

Em causa está o grupo prioritários dos idosos com 80 ou mais anos independentemente das patologias, bem como as pessoas entre os 50 aos 79 anos com uma das quatro patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e doença respiratória crónica.

Nesse sentido, para confirmar se consta na lista, cada utilizador terá apenas de inserir alguns dados pessoais, como o número do Serviço Nacional de Saúde (SNS), data de nascimento ou nome completo”, explicou Marta Temido. Segundo a governante, esta funcionalidade vai permitir aos utentes “um melhor acompanhamento daquilo que é a sua inclusão no processo” e caso não estejam incluídas podem contactar os serviços de saúde para que seja feita a devida correção.

A ministra da saúde aproveitou ainda para fazer um balanço da vacinas já administradas. Das 499.350 vacinas que Portugal recebeu até ao momento, até às 13 horas desta segunda-feira foram administradas 397.404, das quais, ”cerca de 292 mil primeiras doses e quase de 105 mil segundas doses”, assinalou. Marta Temido anunciou que está prevista a administração de 120 mil vacinas contra a Covid-19 durante esta semana, com a chegada de doses da vacina da AstraZeneca, da Pfizer e da Moderna.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 50 anos? Vai haver simulador para saber se está na lista de vacinação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião