Hoje nas notícias: moratórias, quarta vaga e vacinas

  • ECO
  • 10 Fevereiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A banca não descarta a possibilidade de se prolongarem as moratórias no crédito e o especialista Manuel Carlos Gomes avisa que “devemos dar um passo atrás e assumir que qualquer coisa não está bem”, no combate à pandemia. Esta quarta-feira fica ainda marcada pela nota de que o INEM e a Cruz Vermelha estão “na mira” da PJ por “batota” na vacinação contra a Covid-19, bem como pela notícia de que cortar 30 minutos à viagem de comboio entre Lisboa e Faro custa 250 milhões de euros. Destaque ainda para o presidente do Turismo do Centro, que deverá ser candidato à Figueira, mas entende que não deve colocar o atual cargo à disposição.

Banca admite extensão de moratórias mas só para os setores mais afetados

A banca não fecha a porta a uma eventual extensão das moratórias no crédito, mas entende que, a acontecer, esse prolongamento terá de ser aplicado apenas aos setores mais penalizados pela pandemia de coronavírus. A Associação Portuguesa de Bancos (APB) afirma, assim, que a “eventual consagração de uma tal solução deverá, em qualquer caso, ser dirigida apenas aos devedores cuja atividade continue fortemente condicionada pela crise sanitária e pelas medidas adotadas para a mitigação dos seus impactos”. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

“Devemos dar um passo atrás e assumir que qualquer coisa não está bem”, diz Carmo Gomes

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes vai deixar de participar nas reuniões do Infarmed. Apesar de recusar qualquer desentendimento com o Governo, alerta que algo não está bem. “Tem de haver um passo atrás e assumir que estamos a fazer qualquer coisa que não está bem”. Recorda que o mês de janeiro foi a maior crise em saúde pública em Portugal dos últimos 100 anos e deixa um alerta: “Se nos descuidarmos podemos ter uma quarta vaga igual ou pior que esta”. Leia a notícia completa no Inevitável (link indisponível).

Cruz Vermelha e INEM na mira da PJ por “batota” nas vacinas

A Polícia Judiciária (PJ) já recebeu cerca de uma dezena de inquéritos-crimes, por suspeita de abuso de poder na vacinação. O INEM e a Cruz Vermelha fazem parte desta lista. No caso do INEM, foram vacinados os seguranças, os empregados de limpeza e os funcionários de uma pastelaria, enquanto o Hospital da Cruz Vermelha já assumiu as irregularidades, naqueles que são para já os casos mais graves. A DGS tornou obrigatória uma lista de pessoas a convocar se sobrarem vacinas para evitar o abuso indevido das mesmas. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Lisboa-Faro de comboio em menos 30 minutos custa 250 milhões

A Infraestruturas de Portugal (IP) está a estudar intervenções na linha do Sul para reduzir os tempos de viagem para o Algarve. De acordo com um estudo da IP, é necessário um investimento de 253 milhões de euros para reduzir em meia hora o tempo de viagem entre Lisboa e Faro. Para reduzir a viagem a 20 minutos é necessário um investimento de 160 milhões ou de apenas 75 milhões para obter uma redução de dez minutos. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Líder do Turismo do Centro é candidato à Figueira mas quer manter-se no cargo

O atual presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, deverá ser candidato pelo PSD à Câmara da Figueira da Foz, nas eleições autárquicas deste ano, mas tenciona continuar a exercer o referido cargo em simultâneo, só deixando o lugar vago “se e quando for eleito”. O político diz não ver razões para suspender ou abandonar a liderança do Turismo do Centro. Dentro do PSD, falta acertar algumas agulhas para dar a candidatura à Câmara da Figueira da Foz como certa. “É um processo que ainda não está fechado, carece de maturação, mas resulta do apoio de muita gente e de múltiplas manifestações”, garante Pedro Machado. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: moratórias, quarta vaga e vacinas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião