Janssen espera ter a sua vacina aprovada na Europa em março

Massimo Scaccabarozzi diz que a vacina desenvolvida por esta farmacêutica deverá ser mais eficaz contra a estirpe sul-africana do coronavírus do que outras que já estão no mercado.

Massimo Scaccabarozzi, CEO da Janssen Italia, diz que a Agência Europeia do Medicamente (EMA) deverá aprovar a vacina desenvolvida pela farmacêutica contra a Covid-19 durante o próximo mês de março, em declarações proferidas numa entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera.

Scaccabarozzi diz que como o “ensaio” referente à “fase 3” foi já submetido, a vacina deverá ser “aprovada pela EMA em março”. Isto numa altura em que esta vacina foi já testada “em 43.783 participantes de várias faixas etárias e latitudes, dos Estados Unidos à América Latina e à África do Sul”, esclarece o CEO da Janssen Italia.

Nesses mesmos ensaios clínicos, foi também observada a possibilidade desta vacina poder ser mais eficaz contra a estirpe sul-africana do coronavírus — que tem vindo a ser descrita como detentora de uma maior força de contágio — do que outras vacinas que estão já no mercado. “Testámos a vacina na África do Sul numa altura em que a variante já estava a circular, e a eficácia média nas formas moderada e severa” do vírus “era de 66%”, concluiu o responsável pela vacina de toma única contra a Covid-19.

No que toca a uma possível contenção da transmissão da doença com recurso a esta vacina da Janssen, o diretor executivo da farmacêutica referiu ainda que “atualmente não existem provas de que estas vacinas possam impedir a transmissão“, sendo “necessários tempos de observação mais longos” para se poder chegar a conclusões dessa natureza.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Janssen espera ter a sua vacina aprovada na Europa em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião