BBC proibida de transmitir na China por “violação de conteúdo”

A decisão surge uma semana depois do principal regulador britânico do setor das telecomunicações, o OFCOM, ter retirado a licença de emissão ao China Global Television Network (CGTN) no Reino Unido.

O Governo chinês baniu a emissora televisiva BBC World News de transmitir no seu território, avançou esta quinta-feira a agência noticiosa AFP. Em causa estão “sérias violações de conteúdo”, na ótica da Administração Nacional de Rádio e Televisão (NRTA).

“Como o canal não cumpre os requisitos para emitir na China como um canal estrangeiro, a BBC World News não está autorizada a continuar o seu serviço dentro do território chinês”, relatou a empresa estatal de comunicação social do país numa declaração, citada pela Vice. Desta feita, os chineses optaram assim por não aceitar “a candidatura de emissão do canal para o novo ano”.

Referindo ainda que as “notícias falsas” não são toleradas na China, a mesma declaração esclarece que esta é uma tomada de posição que tem na base o facto de uma série de trabalhos realizados pela BBC World News sobre o país terem violado “gravemente” os regulamentos e medidas que norteiam a transmissão televisiva em território nacional.

Esta decisão surge uma semana depois do principal regulador britânico do setor das telecomunicações, o OFCOM, ter retirado a licença de emissão ao China Global Television Network (CGTN) no Reino Unido, canal chinês dedicado à difusão de notícias em língua inglesa e que é transmitido internacionalmente via satélite.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BBC proibida de transmitir na China por “violação de conteúdo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião