França é primeiro a recomendar só uma dose da vacina para pessoas já infetadas

  • Lusa
  • 12 Fevereiro 2021

Autoridades sanitárias francesas recomendam que pessoas infetadas tomem apenas uma dose e que esperem, no mínimo, três meses para serem vacinadas.

As autoridades sanitárias de França recomendaram, esta sexta-feira, a administração de apenas uma dose da vacina contra a Covid-19 a pessoas que já tenham sido infetadas com o novo coronavírus, tornando-se o primeiro país a fazê-lo.

As pessoas curadas da Covid-19 “já desenvolveram na altura da infeção uma memória imunológica. A dose única da vacina irá desempenhar assim a função de um aviso”, explicou a Alta Autoridade de Saúde francesa no seu parecer, que ainda não recebeu a aprovação do Governo.

No mesmo parecer, a autoridade francesa recomenda esperar “mais de três meses” após o registo da doença, “de preferência seis meses” antes de injetar a dose única da vacina.

“Até à data, nenhum país tomou uma posição clara sobre uma vacinação de dose única para as pessoas que contraíram Covid-19 antes da vacinação”, sublinhou o organismo.

Nos últimos dias, esta hipótese foi mencionada em vários estudos realizados nos Estados Unidos da América e em Itália, análises que ainda não foram avaliadas por outros cientistas. Entre outros argumentos, os investigadores envolvidos nestes estudos assinalaram que dar uma única dose da vacina a pessoas que já tenham contraído o SARS-Cov-2 poderá possibilitar a poupança de doses num contexto de escassez de oferta.

O executivo francês normalmente acata os pareceres da Alta Autoridade de Saúde. Uma das exceções ocorreu no final de janeiro, quando o Governo francês considerou que o prazo previsto entre a toma das duas doses da vacina Pfizer/BioNTech não podia ser dilatado, contrariando assim uma recomendação emitida alguns dias antes pela Alta Autoridade de Saúde.

As autoridades sanitárias francesas estão a apostar fortemente na progressão da campanha de vacinação para fazer frente à situação epidémica registada no país, que continua frágil, mas também admitem que há ainda um longo caminho a percorrer.

Segundo dados relativos a quinta-feira, 2.135.333 pessoas já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 em França, das quais 535.775 pessoas já foram inoculadas com duas doses.

Todas as vacinas já autorizadas na União Europeia (Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca/Oxford) requerem a administração de duas doses para serem eficazes em pessoas que nunca tiveram contacto com o SARS-Cov-2. A vacina da Johnson & Johnson, que está em processo de avaliação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), requer apenas uma dose.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França é primeiro a recomendar só uma dose da vacina para pessoas já infetadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião