Hoje nas notícias: Novo Banco, Salgado e cartões

  • ECO
  • 15 Fevereiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Enquanto a Família Espírito Santo está a ser investigada num esquema financeiro de 10 milhões, o Novo Banco, que resultou da resolução do BES, alienou em quatro anos o equivalente a 1.700 milhões de euros em imóveis. A marcar a imprensa nacional está ainda a hipótese de atribuição de ajuda alimentar às famílias mais pobres na forma de um cartão eletrónico recarregável. E destaque também para a venda de testes ilegais à Covid-19 em farmácias portuguesas.

Família Espírito Santo investigada por esquema financeiro de 10 milhões

O Ministério Público abriu um novo inquérito contra a família Espírito Santo, desta vez para investigar um esquema financeiro suspeito de duas seguradoras do Grupo Espírito Santo que pagou, entre 2004 e 2012, 10 milhões de euros a Ricardo Salgado, António Ricciardi, Manuel Fernando Espírito Santo, Mário Mosqueira do Amaral e José Manuel Espírito Santo. No centro do esquema estão as seguradoras Tranquilidade e Europ Assistance.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Novo Banco vendeu 1.700 milhões em imóveis nos últimos quatro anos

O Novo Banco vendeu cerca de 1.700 milhões de euros em imóveis nos últimos quatro anos, período pelo qual passou por um plano de reestruturação imposto pelas autoridades europeias. Em dezembro de 2016, com António Ramalho a CEO, o ex-BES tinha uma carteira imobiliária no valor de 2.670 milhões de euros, passando a 962 milhões de euros em novembro de 2020. O processo de venda de ativos tem gerado muitas críticas e dúvidas pelos alegados descontos feitos nos processos.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Governo vai dar ajuda alimentar em cartões

O Governo está a planear atribuir ajuda alimentar aos mais pobres sob a forma de um cartão eletrónico recarregável. Uma alteração ao regulamento do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas abriu essa possibilidade e Portugal está entre os países que já manifestaram interesse. O cartão terá um plafond que permite às famílias a compra de bens de primeira necessidade em estabelecimentos como os hipermercados.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Testes ilegais à Covid-19 vendidos em farmácias

Estão a ser vendidos testes ilegais à Covid-19 em farmácias portuguesas. A prática foi detetada pelo Infarmed e é denunciada pelo Jornal de Notícias. As farmácias podem fazer testes rápidos, mas não vendê-los, e nem todas têm condições para o fazer. No entanto, ainda nenhuma foi alvo de coimas.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

“A liderança de António Costa é insubstituível”

José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, elogiou a liderança de António Costa, “um dos líderes políticos mais experientes”, considerando-a “insubstituível” quando questionado sobre uma possível oposição dentro do partido. Em entrevista, o socialista referiu ainda que a estratégia nas Presidenciais foi a correta e que o PS quer manter a maioria dos municípios nas eleições autárquicas.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novo Banco, Salgado e cartões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião