5 coisas que vão marcar o dia

Arranca o período de audição pública do Plano de Recuperação e Resiliência em dia de Eurogrupo. Wall Street está fechado para celebrar o aniversário de George Washington.

O Plano de Recuperação e Resiliência entra em audição pública no mesmo dia em que João Leão se reúne com os restantes ministros das Finanças da Zona Euro para discutir a situação da economia europeia. Prestes a arrancar a campanha do IRS, os contribuintes têm de comunicar à Autoridade Tributária alterações ao agregado familiar. Há dados sobre a concessão de crédito ao consumo e, nos mercados financeiros, Wall Street estará fechada.

Plano de Recuperação e Resiliência em audição pública

O Governo português conta enviar para Bruxelas a versão final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) daqui a três semanas, segundo o primeiro-ministro, António Costa. O documento estará sob consulta pública por duas semanas, a partir desta segunda-feira, antes de seguir para a Comissão Europeia. António Costa espera que o dinheiro comece a chegar no início do verão.

Leão encontra-se com restantes ministros das Finanças

Há uma reunião dos ministros responsáveis pelas Finanças dos Estados-membros da Zona Euro, sob a presidência do irlandês Paschal Donohoe, marcada para esta segunda-feira. O Eurogrupo vai avaliar sobre a evolução macroeconómica e as perspetivas políticas na Zona Euro com base nas previsões de inverno da Comissão Europeia e nas informações mais recentes sobre a evolução da situação no domínio da saúde apresentadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Crédito ao consumo recupera com o Natal?

A concessão de crédito ao consumo travou tanto em novembro como em outubro, numa descida explicada pela evolução negativa do crédito automóvel. O Banco de Portugal divulga esta segunda-feira novos dados referentes a dezembro, que vão permitir avaliar o impacto das compras no Natal, bem como a totalidade do ano marcado pela pandemia. Em termos de dados económicos, há ainda atividade turística em dezembro pelo Instituto Nacional de Estatística e estatísticas do emprego público pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

Último dia para comunicar ao Fisco mudanças no agregado

Esta segunda-feira é o último dia em que pode comunicar à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) as mudanças que o seu agregado familiar sofreu, ao longo o último ano, para efeitos de IRS. Os contribuintes cuja composição do agregado familiar se tenha alterado (por exemplo, com o nascimento de um filho), que tenham mudado de morada ou que tenham a seu cargo uma guarda conjunta de dependente devem atualizar esses dados. A atualização pode ser feita através do Portal das Finanças.

Wall Street celebra o aniversário de George Washington

As bolsas norte-americanas entram na nova semana com um dia de atraso. Wall Street está fechada esta segunda-feira em observância do aniversário de George Washington, um dos Founding Fathers dos Estados Unidos e primeiro presidente do país entre 1789 a 1797. As negociações retomam na terça-feira, com os investidores focados nos últimos resultados da época e após duas semana consecutivas de ganhos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião