Agência Europeia do Medicamento recomenda vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos

A Agência Europeia do Medicamento anunciou, esta quinta-feira, que a vacina da AstraZeneca também é eficaz nos indivíduos com mais de 65 anos.

Depois de várias dúvidas, a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) recomendou esta quinta-feira a administração da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela AstraZeneca em colaboração com a Universidade de Oxford, para indivíduos com mais de 65 anos.

Esta vacina foi aprovada a 29 de janeiro pelo regulador do medicamento europeu, contudo, tinha suscitado dúvidas relativamente à sua eficácia na população mais idosa, uma vez que a maioria dos participantes dos estudos tinha entre 18 a 55 anos. Nesse sentido, alguns países europeus desaconselharam o uso desta vacina para pessoas com mais de 55 ou mais de 65 anos.

Num relatório publicado esta quinta-feira, a EMA veio atestar a sua “proteção, dada a resposta imunitária vista nessa faixa etária e com base na experiência das outras vacinas“, garantindo que esta pode ser usada “adultos mais velhos”, apesar de admitirem que estão à espera de “mais de estudos com uma maior proporção de participantes idosos” para atestar a viabilidade a 100%.

Face às dúvidas levantadas sobre a eficácia desta vacina na população mais idosa, a Direção-Geral da Saúde (DGS) considerou que, até novos dados estarem disponíveis, a vacina contra da Covid-19 da AstraZeneca devia ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade. Ainda assim, a entidade liderada por Graça Freitas sublinhou que “em nenhuma situação deve a vacinação de uma pessoa com 65 ou mais anos de idade ser atrasada”, se só estiver disponível esta vacina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agência Europeia do Medicamento recomenda vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião