5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que Portugal recebe o segundo lote de vacinas da AstraZeneca, o julgamento do caso Banco Privado Português volta aos tribunais.

Esta sexta-feira marca o fim do prazo para os trabalhadores pedirem apoio extraordinário ao rendimento, bem como para as empresas atualizarem dados relativos ao incentivo do Apoiar.pt e Apoiar Restauração. Há ainda mais vacinas da AstraZeneca a chegarem a Portugal, o julgamento do BPP e a votação do acordo de emergência com a TAP pelos pilotos da Portugália.

Fim do prazo para pedir apoio extraordinário ao rendimento

Os trabalhadores que estejam em situação de desproteção económica e queiram, por isso, pedir o novo apoio ao rendimento têm até esta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, para preencherem o formulário para esse fim. O requerimento dever ser feito através da Segurança Social Direta. O apoio varia, na generalidade dos casos, entre 50 euros e 501,16 euros. O Governo estima que o apoio poderá vir a abranger mais de 250 mil pessoas.

Fim do reforço do incentivo do Apoiar.pt e Apoiar Restauração

As novas candidaturas às medidas Apoiar.pt e Apoiar Restauração estão suspensas desde o passado dia 5 de fevereiro. No entanto, as empresas podem solicitar o reforço do incentivo, mediante a introdução dos valores de faturação do quarto trimestre de 2020 até esta sexta-feira. Da mesma forma, no caso da medida Apoiar Restauração, este é o último dia para as empresas acrescentarem dias de suspensão de atividade.

Portugal recebe segundo lote de vacinas da AstraZeneca

Após uma série de atrasos na entrega de vacinas, a AstraZeneca atirou as culpas para a União Europeia. Portugal deverá receber um segundo lote esta sexta-feira, mas de um total de 2,7 milhões de doses encomendadas, não deverão ser entregues 930 mil doses. Além destas, estão previstas para o primeiro trimestre mais 226.800 doses da Moderna, 1,3 milhões de doses da Pfizer e ainda 1,25 milhões de vacinas da Johnson & Johnson, quando estas receberem a aprovação da EMA.

Primeira prova de fogo para os acordos de emergência da TAP

Os acordos preliminares entre a TAP e 15 sindicatos foram comemorados pela empresa e pelo Governo como algo histórico, mas ainda têm três provas de fogo a ultrapassar. Mais de 3.850 tripulantes e pilotos terão de concordar com os termos para que possam ser finalizados os acordos. O Sindicato Independente dos Pilotos de Linha Aérea (SIPLA) vão votar esta sexta-feira o documento, ficando assim a faltar o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo e Aviação Civil (SNPVAC) e o Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC)

BPP volta aos tribunais

Prossegue esta sexta-feira o julgamento de João Rendeiro e dois ex-administradores do BPP – Banco Privado Português acusados por burla qualificada. Na origem deste julgamento, em que João Rendeiro e ainda os ex-administradores Paulo Guichard e Salvador Fezas Vital são acusados dos crimes de burla qualificada, está a queixa do embaixador jubilado Júlio Mascarenhas que, em 2008, investiu 250 mil euros em obrigações do BPP, poucos meses antes de a instituição pedir um aval do Estado de 750 milhões de euros para repor a liquidez.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião