Vacina da Pfizer altamente eficaz após toma de apenas uma dose

  • ECO
  • 19 Fevereiro 2021

Estas conclusões, de um estudo israelita, surgem num momento em que vários governos questionam se devem ou não adiar a administração das segundas doses das vacinas da Pfizer e da BioNTech.

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida em conjunto pela Pfizer e pela BioNTech é capaz de originar uma imunidade significativa nos indivíduos que receberem apenas uma dose da vacina. A notícia foi avançada pelo The Wall Street Journal (acesso livre, conteúdo em inglês), revelando como novas pesquisas divulgadas pelas referidas empresas mostram que esta se trata de uma vacina que pode ser armazenada em congeladores normais.

Segundo o estudo realizado pelo Sheba Medical Center e publicado na revista médica Lancet, a toma de uma única dose da vacina mostra ser 85% eficaz na prevenção da doença sintomática, entre 15 e 28 dias após a administração da mesma. Relembre-se, no entanto, que a Pfizer e a BioNTech recomendam que uma segunda dose seja aplicada 21 dias após a primeira.

Estes novos dados vêm, assim, sustentar os argumentos daqueles que têm defendido, recentemente, um adiamento da toma das segundas doses desta vacina. É o caso do Governo britânico, que optou recentemente por adiar a distribuição das segundas doses por um período máximo de 12 semanas, de forma a garantir que mais pessoas recebessem a primeira dose.

O estudo israelita vem mostrar ainda que esta se trata de uma vacina que pode ser transportada e acondicionada a temperaturas compreendidas entre os -25 e os -15 graus Celsius, temperatura que, de acordo com as duas empresas, é atingida por um simples congelador. Neste momento, os rótulos da vacina ainda dizem que ela deve ser armazenada entre os 80 e os 60 graus negativos, algo que exigiria um equipamento sofisticado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina da Pfizer altamente eficaz após toma de apenas uma dose

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião