Lagarde recebe salário de 416 mil euros no primeiro ano a liderar BCE

  • ECO
  • 20 Fevereiro 2021

No primeiro ano completo na liderança do BCE, a presidente Christine Lagarde recebeu um vencimento base total de 416.016 euros, mostram os dados citados pelo jornal Cinco Días.

Christine Lagarde recebeu um salário base de 416.016 euros no seu primeiro ano completo na presidência do Banco Central Europeu (BCE). A anterior presidente do FMI assumiu os comandos do banco central em novembro de 2019.

Segundo noticia o Cinco Días, o vencimento de Lagarde em 2020, ano fortemente impactado pela pandemia, registou um aumento de 1,98%, se tidos em conta os dois meses que esteve no cargo em 2019 mais o salário que o seu antecessor, Mario Draghi, auferiu até à sua saída.

O vencimento do cargo de presidente do BCE cresceu 12% ao longo da década, indica o jornal espanhol. Para além do vencimento base, Lagarde dispõe de uma residência oficial e seguros de saúde e de acidentes num valor global de 1,2 milhões no final de 2020.

No caso do vice-presidente do BCE, Luis de Guindos recebeu um salário base de 356.604 euros em 2020. Trata-se de um aumento de 2% face ao ano de 2019. No total, no ano passado, o BCE pagou salários base aos membros do comité executivo num valor global de 1,947 milhões de euros, um aumento anual de 3,9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagarde recebe salário de 416 mil euros no primeiro ano a liderar BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião