OMS pede vacinação mais rápida em contexto de melhoria global

  • Lusa
  • 23 Fevereiro 2021

A diretora do departamento de Saúde Pública da OMS, Maria Neira, considerou que a evolução é positiva, mas tem que ser olhada “com prudência”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou esta terça-feira que é fundamental acelerar a vacinação contra a Covid-19, destacando a redução do número de novos casos, que se manifesta há seis semanas por todo mundo.

A diretora do departamento de Saúde Pública da OMS, Maria Neira, considerou que a evolução é positiva, mas tem que ser olhada “com prudência”.

O caminho, defendeu, é “continuar com as medidas [para travar os contágios], que são muitas, e aplicá-las de forma estratégica e inteligente”.

“Vemos que a curva está a começar a baixar, o que acontece pela sexta semana. Quanto à mortalidade, também se vê que começa a baixar, embora tenha começado três semanas depois da redução de casos”, indicou durante um congresso sobre segurança alimentar.

O próximo passo será “ver se se pode acelerar a vacinação e se as novas vacinas permitem vacinar em grande escala”, destacou, ressalvando que é preciso analisar quais são os problemas estruturais a resolver para preparar a reação a uma próxima pandemia.

A responsável da OMS defendeu que será preciso descobrir o que falhou para “não repetir os mesmos erros” e apontou a colaboração internacional como um dos aspetos a melhorar.

“Temos que refletir sobre a nossa vulnerabilidade como sociedade. Acabámos de chegar a Marte mas, ao mesmo tempo, temos pés de barro em questões como o contágio por um vírus”, declarou.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.466.453 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

OMS pede vacinação mais rápida em contexto de melhoria global

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião