Veja a lista dos futuros dirigentes dos museus, monumentos e palácios nacionais

  • ECO
  • 25 Fevereiro 2021

Fique a conhecer o perfil dos nove futuros dirigentes dos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais.

A Direção-Geral do Património Cultural anunciou esta quinta-feira a lista dos futuros dirigentes dos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais. Fique a conhecer o perfil dos nove dirigentes selecionados para os cargos.

Nestes primeiros resultados dos concursos internacionais, para cargos de direção em museus e monumentos nacionais, mantém-se as direções do Museu de Arqueologia, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio da Ajuda e Museu Grão Vasco.

Também se mantém em funções o diretor do Palácio Nacional da Ajuda/Museu do Tesouro Real, o historiador José Alberto Ribeiro, na capital, e a diretora do Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, Odete Paiva.

  • Dalila Rodrigues, Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém (Lisboa)

O Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, em Lisboa, serão liderados por Maria Dalila Aguiar Rodrigues. Tem 60 anos, é doutorada em História, na especialidade de História da Arte pela Universidade de Coimbra em 2001. Tem um sólido percurso na direção e gestão de equipamentos culturais de visibilidade nacional e internacional. Desempenha as funções de Diretora do Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, em regime de substituição, desde 14 de maio de 2019.

  • Santiago Macias, Panteão Nacional (Lisboa)

Santiago Augusto Ferreira Macias será o futuro dirigente do Panteão Nacional em Lisboa. Tem 57 anos, é doutorado em História pela Universidade de Lyon, em 2005, docente especializado do Curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com vasta experiência em museologia, comissariado de exposições e coordenação de publicações.

  • José Ribeiro, Palácio Nacional da Ajuda/Museu do Tesouro Real (Lisboa)

José Alberto Julinha Ribeiro é o futuro dirigente do Palácio Nacional da Ajuda/Museu do Tesouro Real. Tem 49 anos, e é mestre em Arte, Património e Restauro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2003. Frequentou o Doutoramento em História, na especialidade em Arte, Património e Teoria do Restauro, em 2013. Exerce as funções de Diretor do Palácio Nacional da Ajuda desde maio de 2013.

  • Vítor Dias, Museu Monográfico de Conímbriga-Museu Nacional (MMC-MN)

Vítor Manuel da Silva Dias foi o escolhido para dirigir o Museu Monográfico de Conímbriga-Museu Nacional. Tem 48 anos, é doutorado em Arqueologia pela Universidade de Évora em 2014, com experiência em centros de investigação e projetos científicos de relevo, e participação em diversas publicações científicas. Demonstrou experiência comprovada em planeamento, coordenação e gestão de trabalhos de arqueologia e preservação do património.

  • Odete Paiva, Museu Nacional Grão Vasco (MNGV, Viseu)

Odete Maria de Matos Paiva foi o nome escolhido para dirigir o Museu Nacional Grão Vasco. Tem 53 anos, é doutorada em Turismo, Lazer e Cultura, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2017. Professora adjunta convidada da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viseu, onde leciona as Unidades Curriculares de História da Arte e da Cultura e de Turismo e Património. Diretora do Museu Nacional Grão Vasco, em comissão de serviço no período de 1 de dezembro de 2018 a 26 de agosto de 2019, e desde então em regime de substituição.

  • António Carvalho, Museu Nacional de Arqueologia (MNA, Lisboa)

António Manuel Gonçalves Carvalho foi selecionado para dirigir o Museu Nacional de Arqueologia. Tem 55 anos, é licenciado em História e Curso de Pós-Graduação em Ciências Documentais (Biblioteca e Documentação). Diretor do Museu de Arqueologia desde 25 de julho de 2012, inicialmente em regime de substituição e posteriormente através de procedimento concursal, em dezembro de 2013 e em 2016, respetivamente.

  • Lurdes Craveiro, Museu Nacional Machado de Castro (MNMC, Coimbra)

Maria de Lurdes dos Anjos Craveiro ficará a liderar o Museu Nacional Machado de Castro. Tem 63 anos, é doutorada em História na especialidade História da Arte pela Universidade de Coimbra, em 2002. Exerce funções de docência ao nível do ensino superior desde 1988, bem como outras atividades de natureza científico-pedagógica. Demonstrou elevada experiência em coordenação de investigação, de eventos científicos e eventos culturais.

  • António Ponte, Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR, Porto)

António Manuel Torres da Ponte irá dirigir o Museu Nacional Soares dos Reis. Tem 50 anos, é doutorado em museologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2014, com a apresentação da dissertação “O contributo dos museus do Norte de Portugal para uma dinamização do turismo cultural”. Exerce funções de Diretor Regional da Cultura do Norte desde 2013.

  • Sandra Leandro, Museu Frei Manuel do Cenáculo (Évora)

Sandra Maria Fonseca Leandro será a próxima dirigente do Museu Frei Manuel do Cenáculo, em Évora. Tem 50 anos, é doutorada em História da Arte Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2008. Com atividade na área da investigação e docência, tem como desígnio e visão para o MNFMC o seu “crescimento como instituição de referência no panorama nacional, como Museu, centro de estudo, conhecimento e criatividade em Évora, na região do Alentejo, na região transfronteiriça, em Portugal, e no Mundo, nos domínios da Arte, Arqueologia, Património material e imaterial”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Veja a lista dos futuros dirigentes dos museus, monumentos e palácios nacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião