Horas trabalhadas no comércio caem 13,6% em janeiro

Janeiro foi sinónimo de um novo confinamento e, em consequência, do encerramento de muitas atividades económicas. Assim, as horas trabalhadas no comércio a retalho caíram 13,6%.

Com o país novamente confinado, as horas trabalhadas no comércio a retalho afundaram 13,6%, em janeiro, face ao período homólogo, segundo os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A par dessa quebra, verificou-se um recuo de 4,6% do emprego nesse setor e de 5,4% das remunerações, no primeiro mês de 2021. O volume de negócios no comércio a retalho, por sua vez, encolheu 10,9% face a janeiro de 2020.

De acordo com o INE, em janeiro, o índice de horas trabalhadas no comércio a retalho apresentou uma taxa de variação homóloga de 13,6% e uma taxa de variação mensal de 9,8%. De notar que, por força do agravamento da pandemia, o país foi forçado a voltar ao confinamento (a partir de 15 de janeiro), tendo sido determinado o encerramento e suspensão de várias atividades económicas, incluindo alguns tipos de comércio, como o não alimentar.

Aliás, ainda que tanto nos produtos alimentares como nos produtos não alimentares tenha sido registada uma quebra das horas trabalhadas, o recuo das horas trabalhadas foi maior entre os segundos, justamente porque essas atividades foram mais afetadas pelo novo confinamento do que os produtos alimentares.

Ainda assim, o recuo das horas trabalhadas registado em janeiro ficou longe daquele registado em abril de 2020, primeiro mês completo de confinamento imposto em resposta à pandemia de coronavírus.

No que diz respeito às remunerações, verificou-se uma quebra homóloga de 5,4% e um recuo em cadeia de 19,7%. Já o índice de emprego no comércio a retalho encolheu 4,6% face a janeiro de 2020 e 1,7% face a dezembro.

Quanto ao volume de negócios do comércio a retalho, registou-se uma variação homóloga de 10,9%, o que é também explicado pelo confinamento. O INE detalha: “A evolução do índice agregado foi particularmente influenciada pelo desempenho dos produtos não alimentares, que registaram uma forte contração da atividade, com a taxa de variação homóloga a fixar-se em -19,2%. Os produtos alimentares aumentaram 0,1%”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Horas trabalhadas no comércio caem 13,6% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião