Congresso dos Estados Unidos aprova plano de estímulos de Biden

Por 220 votos a favor e 211 contra foi aprovado o pacote de estímulos no valor de 1,9 biliões de dólares, proposto por Joe Biden para resgatar a economia norte-americana.

O Congresso dos EUA deu, esta quarta-feira, a aprovação final ao pacote de estímulos à economia norte-americana, no valor de 1,9 biliões de dólares, proposto por Joe Biden, precisamente sete semanas após ter tomado posse como Presidente.

Com 220 votos a favor e 211 contra, fica assim aprovado o pacote que pretende fazer face aos impactos da pandemia de Covid-19 na economia do país, que prevê subsidiar milhões de americanos com menores rendimentos através de “cheques” diretos de 1.400 dólares e alargar o aumento dos subsídios de desemprego. Do montante total, 14 mil milhões de dólares serão, por sua vez, destinados à distribuição de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com a Associated Press, a totalidade dos legisladores do Partido Republicano optaram por opor-se a este plano de apoio à economia, por considerarem que se encontra sobrecarregado de políticas liberais e que desconsidera o facto de que a situação de crise em que o país se encontra está, na sua ótica, a abrandar.

Para Nancy Pelosi, Presidente da Câmara dos Representantes, citada pela Associated Press, em causa nesta votação esteve “uma decisão que fará a diferença para milhões de americanos, salvando vidas e meios de subsistência”. Após a aprovação, foi a vez de Joe Biden reagir, através da sua conta no Twitter, ao dizer que “a ajuda chegou”.

Esta configura-se como a primeira vitória legislativa do atual Presidente dos Estados Unidos, apenas dois meses após a sua tomada de posse. Como avança a NBC, a assessora de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, adiantou ainda que o projeto de lei será assinado por Biden ainda esta sexta-feira.

Relembre-se que o Senado tinha também aprovado, no passado sábado, este projeto de lei, pela margem mínima (50 versus 49) – o qual é já uma nova versão do documento inicialmente aprovado pela Câmara dos Representantes, englobando agora reduções ao nível dos subsídios de desemprego propostos e do número de pessoas a quem vai ser atribuído o tal apoio monetário direto, no valor de 1.400 dólares.

(Notícia atualizada às 20h01 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Congresso dos Estados Unidos aprova plano de estímulos de Biden

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião