UE exportou 34 milhões de doses da vacina Covid-19 para fora do bloco

  • ECO
  • 10 Março 2021

A União Europeia exportou 34 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 para outros países. Reino Unido recebeu 9,1 milhão de doses, os EUA receberam 954 mil doses e o Canadá 3,9 milhões de doses.

A União Europeia (UE) exportou 34 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 para outros países, incluindo 9,1 milhões de doses para Reino Unido, avançou o Bloomberg (acesso condicionado).

Até ao dia 9 de março, foram exportadas 954 mil doses para os Estados Unidos, 3,9 milhões para o Canadá e cerca de um milhão de doses para o Reino Unido só na última semana. Para o México foram enviadas 3,1 milhões de doses, enquanto o Japão recebeu 2,7 milhões.

O documento, distribuído aos embaixadores da UE, mostra que o bloco exportou para 31 países, tendo autorizado 249 dos 258 pedidos de exportação.

Na terça-feira, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, acusou os EUA e o Reino Unido de instituírem uma proibição das exportações, algo que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, negou.

Boris Johnson disse que queria “corrigir” Charles Michel. “Deixem-me ser claro, não bloqueámos a exportação de uma única vacina ou componente de vacina”, disse. “Opomo-nos ao nacionalismo das vacinas em todas as suas formas”.

A questão da exportação de vacinas está a ser alvo de polémica nos últimos dias, com a UE a vacinar a um ritmo muito mais lento que o Reino Unido ou os EUA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE exportou 34 milhões de doses da vacina Covid-19 para fora do bloco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião