Irlanda foi o único país da UE a crescer em ano de pandemia. Mas há uma explicaçãopremium

O PIB irlandês cresceu 3,4% em plena crise pandémica, em 2020, ano em que o PIB da Zona Euro contraiu uns históricos 6,6%. A explicação está nas multinacionais tecnológicas com sede na Irlanda.

A economia "real" irlandesa sofreu com a crise pandémica, mas as estatísticas não o mostram à primeira vista. À semelhança do que aconteceu nos dados do mercado de trabalho por causa dos inativos, também aqui há uma explicação: o PIB irlandês, que mede o valor acrescentado de uma economia, cresceu 3,4% em 2020 por causa dos fluxos de multinacionais(mais 5,8 mil milhões num total de 88,1 mil milhões de euros) com sede na Irlanda, principalmente as do setor tecnológico que reforçaram lucros, mas um indicador que expurga esse efeito mostra que a queda na economia "real" foi de 5,4%.A recessão económica na União Europeia em 2020 foi de uma queda de 0,8% na Lituânia aos 11% na Espanha. Portugal ficou nos 7,6%, acima da média de 6,6% da Zona Euro e 6,2% da União Europeia. Mas há uma exceção

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.