SNS tem mais 10 mil profissionais de saúde que o ano passado

  • ECO
  • 15 Março 2021

O Serviço Nacional de Saúde tem mais 10 mil profissionais de saúde que em janeiro do ano passado. Apesar do reforço, há muitos contratos a prazo.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) nunca teve tantos profissionais como no arranque deste ano. Em janeiro, o SNS tinha 147.075 trabalhadores, mais 9.889 que no período homólogo, avança o Público (acesso condicionado).

De acordo com os dados mais recentes do Portal da Transparência do SNS, durante os meses da pandemia o número de enfermeiros, assistentes operacionais e médicos cresceu de forma expressiva, principalmente em janeiro, mês que o SNS estava completamente em rutura devido ao aumento de infetados e mortes por Covid-19.

Todavia, apesar do reforço, o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, lembra que “mais de 60%” dos trabalhadores que foram entrando ao longo dos meses da pandemia foram contratados com contratos a prazo”. Destaca que “houve de facto contratação, principalmente de enfermeiros e de assistentes operacionais, em que a carência era maior, mas muitos contratos são precários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SNS tem mais 10 mil profissionais de saúde que o ano passado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião