5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que arranca a primeira fase do desconfinamento vão ser conhecidos indicadores como a atividade turística no país e a evolução do crédito ao consumo.

No dia em que arranca a primeira fase do desconfinamento, com a reabertura das creches, cabeleireiros e livrarias, serão conhecidos dados sobre a atividade turística e a evolução do crédito ao consumo. Pela Europa, o Eurogrupo vai reunir para discutir o impacto da pandemia e os apoios avançados, sendo que o gabinete de estatísticas da União Europeia vai também divulgar indicadores da atividade económica.

Arranca primeira fase do desconfinamento

Começa esta segunda-feira a primeira fase do desconfinamento, que contempla a reabertura de creches, jardins de infância e primeiro ciclo. Vão também poder abrir portas lojas de comércio local de bens não essenciais para venda ao postigo e serão retomadas as atividades de cabeleireiro, barbearia e similares.

Como é que a pandemia afetou o turismo?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai confirmar os dados relativos à atividade turística em janeiro. No mês de janeiro, quando entrou em vigor um novo confinamento geral no país, tanto o número de hóspedes como as dormidas registadas em Portugal no primeiro mês do ano caíram cerca de 78%, segundo a estimativa rápida divulgada pelo INE. O Eurostat vai também divulgar dados sobre as estadias turísticas em 2020.

Como evoluiu o crédito ao consumo?

O Banco de Portugal divulga esta segunda-feira os dados relativos à evolução dos novos créditos ao consumo durante o primeiro mês do ano. Em 2020, o crédito ao consumo concedido foi o mais baixo desde 2015. Foram concedidos apenas 470 milhões de euros em financiamento em dezembro, uma redução expressiva face ao mês anterior, mas principalmente na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Eurostat divulga atividade económica na UE

O Eurostat publica esta segunda-feira dados para análise económica de curto prazo, onde mostra a evolução da atividade económica na União Europeia, na Zona Euro e nos Estados-Membros. Este documento é publicado mensalmente e permite ver um quadro sintético da situação macroeconómica no passado recente.

Eurogrupo discute medidas de apoio orçamental

O Eurogrupo, que junta os ministros responsáveis pelas Finanças dos Estados-membros da Zona Euro, vai reunir, sob a presidência de Paschal Donohoe, ministro das Finanças da Irlanda e presidente do Eurogrupo. Na ordem de trabalhos encontram-se os impactos setoriais e mudanças estruturais na Zona Euro devido à Covid-19, bem como um ponto de situação das medidas de apoio orçamental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião