Ir à escola? E ao ginásio? 23 respostas sobre o desconfinamento

Quando posso ir à escola? E beber um café numa esplanada? E ao ginásio? O ECO reuniu 23 perguntas e respostas sobre o desconfinamento a "conta-gotas" que começa já esta segunda-feira.

Depois de quase dois meses de confinamento, o país vai voltar a abrir. Será um desconfinamento progressivo, a “conta-gotas”, indicou primeiro-ministro, alertando que o cenário pandémico está melhor do que há duas semanas, mas pior do que em setembro. A recomendação é, por isso, de cautela, estando previstas quatro grandes fases de reabertura.

António Costa sublinhou que o dever geral de recolhimento vai manter-se enquanto o país continuar em estado de emergência. Depois, se tudo correr bem, entrará em vigor o “dever cívico de recolhimento”, findo o estado de emergência. O chefe do Executivo deixou claro, também, que a progressão entre as fases de desconfinamento será guiada pela evolução da pandemia, admitindo uma suspensão da reabertura e até mesmo um novo recuo.

Avisos feitos, o primeiro-ministro deixou ao país quatro grandes datas, que irão guiar o desconfinamento e que dão resposta às seguintes questões.

Quando posso voltar ao trabalho presencial?

Não se sabe. O desconfinamento é gradual, até 3 de maio e prevê o teletrabalho “sempre que possível”. Para lá desta data ainda não foi tomada qualquer decisão.

Quando reabrem as creches, jardins infantis e 1.º ciclo?

Os mais pequenos são os primeiros a regressar à escola, já a 15 de março. Essa é a data prevista para a reabertura de creches, jardins infantis e 1.º ciclo, incluindo também os ATLs para as mesmas idades.

Quando regressam as vendas ao postigo no comércio?

O comércio ao postigo de produtos não essenciais também é retomado na segunda-feira, 15 de março. “Permite-se nos restaurantes e similares a disponibilização de bebidas em take-away”, diz o Governo.

Quando posso voltar ao cabeleireiro? E à manicure?

Se desespera por um corte de cabelo após dois meses de desconfinamento, já esta segunda-feira reabrem os salões de cabeleireiro, barbearias, estabelecimentos manicure e similares. Alguns estão já a aceitar marcação.

Gostaria de ir a uma livraria. Quando será possível?

Chegaram a poder vender ao postigo, mas acabaram por ser encerradas pelo Governo. Agora, com o desconfinamento, as livrarias voltam a reabrir. A partir de 15 de março já será possível ir a uma livraria comprar “aquele” livro.

Quando é que posso ir a um stand ver um automóvel?

Os stands ficaram abertos no início do confinamento, mas encerraram ao mesmo tempo que as escolas, o que ditou uma quebra abrupta nas vendas de automóveis. Agora, a partir de segunda-feira, 15 de março, voltam a abrir portas.

Quero comprar uma casa. Já posso fazer uma visita com a imobiliária?

Muitos negócios ficaram parados por causa do confinamento, mas agora podem retomar. A atividade imobiliária vai poder voltar a trabalhar presencialmente, regressando a partir de 15 de março a possibilidade de fazerem visitas com os clientes.

A partir de quando posso voltar a ir a bibliotecas e arquivos?

Tal como comprar um livro, também poderá já a partir desta segunda-feira, 15 de março, ir a uma biblioteca para consultar ou requisitar um. Também os arquivos voltam a abrir portas nesta data.

Quando regressam os alunos do 2.º e 3.º ciclos às escolas?

Depois das creches, pré-escolar e 1.º ciclo, o regresso dos alunos do 2º e 3º ciclos às aulas presenciais tem data marcada para 5 de abril, a segunda data deste desconfinamento. No mesmo dia, reabrem os ATLs para as mesmas idades.

Quando será possível voltar aos museus, monumentos e palácios?

Depois de comprarem um livro, a partir desta segunda-feira, os portugueses poderão a 5 de abril continuar a apoiar a cultura com as visitas aos museus e monumentos. A abertura acontece logo a seguir à Páscoa.

Já há data para a reabertura do pequeno comércio de rua?

Sim. A partir de 5 de abril podem reabrir as lojas com até 200 metros quadrados e porta para a rua.

E as feiras e mercados não alimentares quando voltam?

Também são retomados a 5 de abril, mas a reabertura está sujeita a decisão municipal.

Quando posso voltar à esplanada?

As esplanadas de restaurantes e cafés poderão reabrir a 5 de abril, mas só vão poder estar um máximo de quatro pessoas à mesa. Mesmo assim, já é suficiente para aproveitar dias de sol, desde que nunca perca a cautela.

Quando posso voltar a praticar desporto em grupo?

A partir de 19 de abril é possível praticar atividade física ao ar livre num grupo máximo de até seis pessoas.

E a ir ao ginásio?

Os ginásios deverão reabrir a 5 de abril, sem aulas de grupo. Até lá, terá de continuar a fazer as corridas solitárias, ou com companheiro/a, no exterior ou exercício físico em casa, para não perder a forma.

Quando voltamos ao ensino secundário e superior presencial?

O ensino secundário e o ensino superior voltarão a ter aulas presenciais a partir de 19 de abril.

Queria muito ir ao cinema. Quando posso fazê-lo?

Se tudo correr bem, poderá ir ao cinema a partir da segunda-feira de 19 de abril. No mesmo dia, reabrem ainda os teatros, auditórios e outras salas de espetáculos.

As lojas do cidadão vão voltar a abrir?

No dia 19 de abril também reabrem as lojas do cidadão com atendimento presencial, ainda que por marcação.

Quando abrem os centros comerciais?

Os centros comerciais e todas as lojas em geral poderão reabrir a 19 de abril, se tudo seguir como o planeado.

Quando posso voltar aos restaurantes, cafés e pastelarias?

Por enquanto, cafés, pastelarias e restaurantes só poderão vender ao postigo, ou take-away e delivery. Mas em breve começam a abrir, assim os números da pandemia o permitam.

Os espaços com esplanada serão os primeiros a reabrir. A 5 de abril, já podem receber clientes, mas estando limitadas a 4 pessoas por mesa e até às 21h durante a semana, às 13h aos fins-de-semana e feriados.

Depois, a 19 de abril, cafés, pastelarias e restaurantes podem abrir portas até às 22h durante a semana e às 13h ao fim de semana e feriados. Em qualquer dos casos, o limite será de 4 pessoas por mesa no interior e 6 caso exista esplanada.

Mais tarde, a 3 de maio, estes mesmos espaços passam a funcionar sem limitações de horário. Em termos de restrições, no espaço interior o limite é de seis pessoas por mesa e 10 no caso das esplanadas.

Tenho um casamento planeamento. Que datas são importantes?

A partir de 19 abril, os casamentos voltam a poder ser realizados, embora com limitação do número de convidados. Quanto maior for o espaço, mais amigos e familiares poderá convidar, já que o limite é de 25% da capacidade do espaço.

Caso pretenda ter mais pessoas na boda, terá de esperar mais uns dias — desde que os números da pandemia o permitam. Só a 3 de maio é que o limite de convidados vai passar de 25% para 50% do espaço.

E no caso de um batizado?

Tal como acontece com os casamentos, também os batizados vão poder voltar a ser realizados. A partir de dia 19 de abril serão retomadas estas cerimónias religiosas, mas com um limite convidados de 25% da capacidade do espaço escolhido. 15 dias depois, a 3 de maio, esse limite passa para 50%.

Quando posso participar em grandes eventos exteriores?

Só a 3 de maio é que abrem as portas de “grandes eventos exteriores”, de acordo com o Governo. Ou seja, está aberta a porta aos festivais de música, às bancadas dos estádios de futebol ou ao Grande Prémio de F1. No mesmo dia poderão começar a ser realizados eventos em espaços interiores, mas “com diminuição de lotação”, nota o Executivo. Ou seja, poderá ir, por exemplo, a um concerto no Altice Arena.

(Correção: Os ginásios vão poder reabrir sem aulas de grupo no dia 5 de abril. Não no dia 19, como indicava uma versão inicial deste artigo.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ir à escola? E ao ginásio? 23 respostas sobre o desconfinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião