Arranca negociação na plataforma MIBGAS de produtos de gás natural com entrega em Portugal

"É expectativa da ERSE que este seja apenas o primeiro passo no sentido de uma progressiva integração dos mercados grossistas de gás natural de Portugal e Espanha", disse o regulador em comunicado,

A Entidade Reguladora de Serviços Energéticos (ERSE) anunciou esta terça-feira que se deu início na plataforma do MIBGAS à negociação de produtos de gás natural com entrega em Portugal, depois de aprovadas as respetivas regras pelo regulador e concretizadas todas as alterações e adaptações do operador de mercado e da REN Gasodutos.

“A ERSE aprovou, através da Diretiva n.o 14/2020, de 30 de setembro, as regras para a negociação na plataforma MIBGAS de produtos com entrega em Portugal. Esta plataforma está reconhecida pela Portaria n.o 643/2015, de 23 de agosto, como o operador do mercado organizado de gás para Portugal”, informou o regulador em comunicado.

A partir de agora, os agentes de mercado dispõem então de uma ferramenta para a realização de transações de forma segura e anonimizada, que contribuirá decisivamente para se estabelecer um referencial de preço de curto prazo para o mercado de gás natural português.

“É expectativa da ERSE que este seja apenas o primeiro passo no sentido de uma progressiva integração dos mercados grossistas de gás natural de Portugal e Espanha”, disse o regulador em comunicado, acrescentando que o arranque da negociação cria também as condições para a adoção plena do Regulamento (EU) N.o 312/2014 de 26 de março de 2014 que institui um código de rede para a compensação das redes de transporte de gás, uma vez que o MIBGAS pode, a partir deste momento, desempenhar o papel de plataforma de negociação que lhe havia sido atribuído em 2016, no âmbito desse regulamento.

“Este momento corresponde, assim, a mais um passo na integração do mercado português no contexto do mercado interno do gás natural da União Europeia e a uma muito relevante consolidação do mercado ibérico de gás natural”, rematou a ERSE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arranca negociação na plataforma MIBGAS de produtos de gás natural com entrega em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião