Este simulador quer pôr famílias a poupar 6,2 milhões por ano na fatura da luz e gás

Além da energia, a ComparaJá quer lançar também um novo comparador de seguros até ao final deste ano, garantiu o porta-voz Miguel Ramalhosa, em declarações ao ECO/Capital Verde.

Lançada em 2015 e até agora dedicada à comparação de ofertas de crédito pessoal e cartões de crédito, crédito habitação, depósitos a prazo e tarifários de telecomunicações, a plataforma ComparaJá.pt lançou uma nova ferramenta de comparação de tarifários de eletricidade e gás natural. O objetivo, diz Miguel Ramalhosa porta-voz do ComparaJá.pt, é “ajudar 100 mil famílias a baixar a sua fatura de energia a cada ano”.

“Ao atingirmos o total anual de 100 mil contratos a partir de 2023 iremos conseguir ajudar as famílias portuguesas a poupar mais de 520 mil euros por mês, ou seja, mais de 6,2 milhões de euros por ano”, garante o responsável.

Além da energia, a plataforma quer lançar também um novo comparador de seguros até ao final deste ano, garantiu o responsável em declarações ao ECO/Capital Verde. “Seremos os primeiros a lançar um comparador de seguros e e queremos ter uma ferramenta sólida ainda em 2021″, revelou Miguel Ramalhosa.

Pode comparar 457 ofertas de luz e gás

Para já, o comparador de tarifários de energia é gratuito e agrega as 457 ofertas de eletricidade, gás natural e dual (luz e gás) dos 23 fornecedores do mercado liberalizado. Abrange apenas o segmento doméstico e exclui o Comercializador de Último Recurso e as ofertas equiparadas. Permite fazer upload de faturas e determinar a poupança exata de cada consumidor com uma eventual mudança para uma solução mais competitiva, tendo em conta os consumos reais de cada agregado.

Além disso, a nova ferramenta inclui ainda a funcionalidade de filtrar também os tarifários de Energia Verde, ou seja, ofertas em que a eletricidade produzida tem por base fontes 100% renováveis – seja eólica, solar, hídrica, entre outras -, garantindo impactos ambientais mais reduzidos.

O novo comparador de energia permite personalizar as simulações de acordo com o perfil e necessidades de cada consumidor – desde a composição do agregado familiar, o tempo normal de ocupação da habitação, se o utilizador prefere tarifa simples ou bi-horária, a sua necessidade de potência contratada na eletricidade e o escalão de consumo no gás natural. E inclui ainda a hipótese de simular ofertas de acordo com as opções de adesão ao débito direto e/ou fatura eletrónica.

No simulador é também possível verificar todos os custos de cada oferta, desde o preço por kWh até ao termo fixo, passando pelos diferentes impostos aplicáveis, tendo o utilizador a possibilidade de perceber quer o valor mensal quer o valor anual estimado para o seu perfil de consumo.

Baixar a fatura da energia a 100 mil famílias

“Atualmente, aproximadamente 50.000 consumidores residenciais mudam de comercializador a cada mês. Com a entrada no mercado da comparação de energia, o ComparaJá.pt pretende contribuir para um aumento de 10% nesta tendência nos próximos 12 a 24 meses”, disse Miguel Ramalhosa, porta-voz do ComparaJá.pt

Este responsável explica que “desse total potencial, queremos conquistar 15% do número de mudanças, o que no final de 2022 deverá significar que teremos mensalmente 8.250 utilizadores a contratualizar novos serviços de energia através da nossa plataforma. Desta forma, a partir de 2023 acreditamos que iremos conseguir ajudar, a cada ano, sensivelmente 100.000 pessoas a baixar a sua fatura da eletricidade e/ou gás natural”.

De notar que até 2025 irão transitar também cerca de 800.000 consumidores residenciais para o mercado liberalizado, o que permitirá potenciar ainda mais as dinâmicas de comparação e mudança de comercializador.

“Tendo em conta que existem cerca de 4 milhões de contratos residenciais só de eletricidade e que, conforme as simulações genéricas que fizemos ao mercado, a poupança média numa fatura da luz é de 4,70 euros — isto atentando à diferença entre o valor médio e a oferta mais competitiva –, tal significa que os portugueses estão a “desperdiçar” poupanças na ordem dos 18,8 milhões de euros por mês, o que no final do ano significa 226 milhões de euros”, sublinha o porta-voz.

“Já se olharmos aos contratos duais – eletricidade e gás natural -, tendo em consideração que existem aproximadamente 1,25 milhões de contratos desta natureza e que a poupança nestes casos ascende a 6,80€, então aqui as famílias poderão economizar algo como 8,5 milhões de euros por mês, o que perfaz 102 milhões de euros por ano”, acrescenta.

Juntando as poupanças potenciais entre os contratos duais e de eletricidade, conclui-se que as poupanças mensais ascenderão a 27,3 milhões de euros, um total de 328 milhões de euros a cada ano.

Consumidores desconhecem facilidade do processo de mudança

Com a entrada no mercado da comparação de energia, o ComparaJá.pt pretende ainda desmistificar o processo de mudança de comercializador. A este respeito, o porta-voz explica que “Os portugueses ainda não estão conscientes do quão fácil é baixar a sua fatura da luz e ou do gás natural”.

“Para além de ser totalmente gratuito para o consumidor, o processo de mudança é tratado na íntegra pelo novo comercializador, não havendo burocracias associadas. Ademais, e sendo este talvez o aspeto mais importante a salientar, mudar para um comercializador mais económico não implica qualquer alteração no contador ou na instalação da eletricidade ou do gás natural e não há interrupção do fornecimento”, sublinha o responsável do portal de comparação.

Miguel Ramalhosa acrescenta ainda que “no mercado da energia não existem períodos de fidelização e não há limites ao número de mudanças de comercializador. Nesse sentido, não faz sentido as famílias suportarem encargos elevados com a luz ou gás por não beneficiarem do tarifário mais competitivo para o seu perfil de consumo. Além disso, todos os players do mercado aplicam a tarifa social, pelo que os consumidores não devem ter mesmo qualquer receio em comparar e mudar de comercializador”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Este simulador quer pôr famílias a poupar 6,2 milhões por ano na fatura da luz e gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião