UE fecha acordo de pescas com Reino Unido e Noruega

  • Lusa
  • 17 Março 2021

Acordo indica a gestão conjunta das seguintes unidades populacionais: bacalhau, arinca, escamudo, badejo, solha e arenque.

A União Europeia (UE) chegou a acordo com o Reino Unido e a Noruega sobre as capturas das unidades populacionais (‘stocks’) de pesca geridas conjuntamente no Mar do Norte para 2021, segundo anunciado esta quarta-feira.

Na sequência da saída do Reino Unido da UE e após dois meses de negociações, “as três partes assinaram ontem [terça-feira] um acordo, permitindo a gestão conjunta das seguintes unidades populacionais: bacalhau, arinca, escamudo, badejo, solha e arenque”, segundo um comunicado da Comissão Europeia. O acordo resultou em reduções de quotas em 2021 para o escamudo (-25%), solha (-2,3%) e arenque (-7,4%), mas aumentos na arinca (20%) e badejo (19%).

Relativamente aos ‘stocks’ de bacalhau do Mar do Norte, Skagerrak e do Canal da Mancha oriental, o total admissível de capturas (TAC) foi reduzido em 10% para 2021.

As partes concordaram em continuar a aplicar uma série de medidas adicionais, para proteger o bacalhau adulto e juvenil, incluindo o encerramento de áreas.

Paralelamente a este acordo tripartido, a UE e a Noruega concluíram esta quarta-feira consultas bilaterais para as unidades populacionais partilhadas no Mar do Norte, Skagerrak e respetivas trocas de quotas.

O acordo trilateral entre a UE, o Reino Unido e a Noruega sobre as possibilidades de pesca assinado ontem, estabelece o total admissível de capturas e a partilha de quotas cobrindo mais de 636.000 toneladas de peixe. Em paralelo, a UE e a Noruega concluíram um acordo bilateral que inclui 10.274 toneladas de bacalhau do Ártico para a UE e 37.500 toneladas de verdinho para a Noruega, entre outras espécies.

Com estes acordos, podem ser retomadas as operações de pesca em águas norueguesas pelos navios da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE fecha acordo de pescas com Reino Unido e Noruega

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião