Wall Street segue em terreno misto com juros da dívida dos EUA a subirem

  • Lusa
  • 18 Março 2021

Investidores assumem prudência no arranque da sessão em Nova Iorque perante receios em relação à subida da inflação.

A bolsa de Nova Iorque seguia esta quita-feira em zona mista, devido às preocupações com a inflação, com os juros da dívida dos Estados Unidos a subirem de novo.

Às 14:23 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones subia 0,22% para 33.088,56 pontos, mas os dois outros índices de referência seguiam negativos. O tecnológico Nasdaq recuava 1,63% para 13.305,10 pontos e o índice alargado S&P 500 descia 0,69% para 3.946,89 pontos.

Na quarta-feira, a bolsa nova-iorquina encerrou em alta após a decisão da Reserva Federal (Fed) de manter a sua política monetária acomodatícia e de melhorar as suas previsões de crescimento da economia, mas hoje regressaram os receios de um aumento da inflação.

O banco central norte-americano reviu em alta as previsões de inflação para este ano, que passaram para 2,4%, acima dos 1,8% previstos anteriormente, mas o presidente da Fed, Jerome Powell, apesar de reconhecer que a reabertura da economia pode levar a uma subida dos preços, considerou que essa pressão será transitória.

“É tudo uma questão de expectativas de inflação: o facto de termos expectativas de inflação acima da meta da Fed está a assustar os mercados”, disse o analista Edward Park, da firma Brooks McDonald.

Os investidores assimilavam também os dados laborais piores do que o esperado divulgados antes da abertura do mercado, com um aumento dos pedidos semanais de subsídio de desemprego nos EUA para 770 mil.

Os juros da dívida pública dos EUA a 10 anos subiram para 1,75%, pela primeira vez desde janeiro de 2020, enquanto as obrigações a 30 anos atingiam 2,5%, o que não acontecia desde agosto de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street segue em terreno misto com juros da dívida dos EUA a subirem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião