Banca pressiona Dow Jones. Facebook dá ganhos ao Nasdaq
O setor bancário desvalorizou nesta sexta-feira, arrastando consigo o Dow Jones para o vermelho. Já o Nasdaq subiu com a ajuda do Facebook.
O Nasdaq fechou esta sexta-feira em alta ao passo que o Dow Jones e o S&P 500 desvalorizaram. Este é um reflexo da reversão de uma tendência recente: nesta sessão, as cotadas de crescimento (“growth stocks”) tiveram um melhor desempenho do que as cotadas ciclícas (“value stocks”), ao contrário do que tem acontecido nas últimas sessões.
O Dow Jones desceu 0,71% para os 32.627,97 pontos, terminando com o ciclo de ganhos, ao ser pressionado principalmente pelo setor bancário. O S&P 500 deslizou 0,06% para os 3.913,1 pontos. Já o Nasdaq subiu 0,76% para os 13.215,24 pontos ao beneficiar da subida das cotadas tecnológicas. Ainda assim, o índice tecnológico está cerca de 6% abaixo do seu último recorde alcançado a 12 de fevereiro.
Nas sessões anteriores, os investidores apostaram em ações cujo preço esteja baixo face à expectativa do valor real quando a recuperação da economia for mais forte, nomeadamente com o impacto positivo dos estímulos de 1,9 biliões de dólares de Joe Biden. Contudo, nesta sessão houve mais apetite por ações de empresas em crescimento, como é o caso das tecnológicas, com o Facebook a destacar-se ao subir 4%.
Esta subida do Facebook, que deu um impulso ao Nasdaq e ao S&P 500, foi causado pela declaração do CEO Mark Zuckerberg, o qual anunciou que as recentes mudanças na política de privacidade da Apple que incide sobre a venda de anúncios iriam deixar a rede social numa “posição mais forte”, de acordo com a Reuters. Ainda nas tecnológicas, a Amazon e a Netflix subiram mais de 1% nesta sessão.
As cotadas do setor energético também subiram com a recuperação do petróleo na sessão desta sexta-feira. Já as cotadas do setor bancário desvalorizaram após a Reserva Federal norte-americana ter anunciado que não iria prolongar o alívio temporário aos requisitos de capital. No início da pandemia, para aliviar o stress nos mercados financeiros e para incentivar a banca a conceder crédito a famílias e empresas, foi decretada uma suspensão das regras de alavancagem, excluindo temporariamente dívida pública dos EUA e depósitos do banco central.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banca pressiona Dow Jones. Facebook dá ganhos ao Nasdaq
{{ noCommentsLabel }}