“Levantamento de patentes não resolve o problema das vacinas”, diz Marta Temido

Marta Temido defende que "o levantamento das patentes não resolve o problema" das vacinas, já que um dos grandes entraves diz respeito à aquisição de matérias-primas para fabricar as vacinas.

A ministra da Saúde garante que está a ser feito um esforço a nível europeu para aumentar a capacidade de produção de vacinas, mas aponta que “o levantamento das patentes não resolve o problema”, já que um dos grandes entraves diz respeito à aquisição de matérias-primas necessárias para fabricar as vacinas.

O processo de produção de vacinas esta pulverizado por vários continentes“, apontou Marta Temido, durante uma audição na comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social, acrescentando que “não seria por quebrar as patentes que resolveríamos o problema”.

Em resposta ao deputado do Bloco de Esquerda, Moisés Ferreira, Marta Temido explicou que apesar de existirem vários países europeus a fabricarem as vacinas, um dos grandes entraves diz respeito ao “processo produção de matérias-primas” para a produção de vacinas, destacando que neste âmbito há “poucas alternativas”, dando como exemplo que apenas Reino Unido, Índia e Estados Unidos.

Além disso, a ministra da Saúde garantiu que está a ser feito um esforço a nível europeu para reforçar a capacidade produtiva e assegura que a União Europeia vai usar todos os mecanismos necessários “para garantir que os direitos dos europeus são respeitados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Levantamento de patentes não resolve o problema das vacinas”, diz Marta Temido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião