Petróleo cai 2% e arrasta Galp na bolsa de Lisboa

Lisboa está sob pressão por causa da queda de 2,4% da Galp Energia. A empresa perde valor face ao recuo dos preços do petróleo nos mercados internacionais. WTI já negoceia abaixo de 60 dólares.

As bolsas europeias abriram em queda, depois de uma sessão sem rumo definido nos mercados asiáticos. Os investidores continuam a pesar na balança o risco dos novos confinamentos na Europa e os problemas de escassez de semicondutores, fatores que podem ameaçar a esperada recuperação.

Enquanto o índice de referência Stoxx 600 cai 0,14%, as principais praças europeias apresentam perdas entre 0,4% e 0,6%. Na bolsa de Lisboa, o PSI-20 perde 0,63%, para 4.814,49 pontos, sucumbindo ao peso da petrolífera Galp Energia.

A empresa liderada por Andy Brown desvaloriza 2,43%, para 9,82 euros, face a novas quedas no preço da matéria-prima. O barril de Brent recua quase 2% em Londres, cotando a cerca de 63,33 dólares, enquanto o WTI negoceia a 59,97 dólares em Nova Iorque, um recuo intradiário de mais de 2%.

Evolução das ações da Galp em Lisboa:

O desempenho fraco da EDP Renováveis nesta sessão também está a penalizar o PSI-20. A empresa cede 1,04%, para 17,18 dólares.

Em simultâneo, o setor bancário contribui igualmente para a queda do índice nacional. O BCP destaca-se ao cair 1,1%66, para 11, cêntimos. Noutros setores, a Ramada Investimentos desvaloriza pela segunda sessão consecutiva, perdendo 1%, depois dos ganhos significativos que registou no final da semana passada.

Do lado dos ganhos, a Novabase brilha com uma subida de 1,66%. Jerónimo Martins, Corticeira Amorim e CTT também negoceiam acima da linha de água. Mas é a EDP que impede uma queda mais expressiva da bolsa portuguesa, subindo 0,18%, para 4,911 euros.

(Cotações atualizadas às 9h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo cai 2% e arrasta Galp na bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião