Com pandemia, burla informática teve “crescimento bastante significativo”

O crescimento das burlas informáticas prende-se "com o contexto de pandemia, e também com a necessidade de esperança das pessoas", diz a ministra da Justiça.

Com a pandemia de Covid-19, que levou a que os portugueses estivessem mais tempo em casa devido às medidas para travar o contágio pelo coronavírus, o número de crimes associados à utilização de meios digitais, nomeadamente a burla informática, aumentou, revelou o ministro da Administração Interna.

Apesar de se verificar uma “generalizada redução dos tipos criminais”, nomeadamente levando a que se registassem os “mais baixos índices de criminalidade desde que existe relatório anual”, houve “alguns tipos específicos de crime que cresceram e de alguma forma associados a estes tempos”, sinalizou Eduardo Cabrita, em declarações transmitidas pelas televisões.

O país “passou a viver mais por forma digital e há um crescimento de crimes associados à utilização de meios digitais”, e particularmente crimes como burla informática, “têm um crescimento bastante significativo”, adiantou o ministro. Já a ministra da Justiça sinalizou também que tal como o país acelerou transição digital, “as organizações criminosas também”.

A “explicação para a circunstância de mais crimes, nomeadamente burlas informáticas, prende-se também com o contexto de pandemia, e também com a necessidade de esperança das pessoas”, apontou Francisca Van Dunem. “Aparecem milagreiros no espaço virtual, prometer curas, pessoas fragilizadas têm mais tendência a aderir”, notou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com pandemia, burla informática teve “crescimento bastante significativo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião