Portugal acima da média da UE, mas longe dos países que mais vacinam no mundo. Processo acelera em abril

Malta, Hungria e Estónia são os países que mais doses administraram na UE. No mundo, o pódio é composto por Gibraltar, Israel e Seicheles. Com mais doses a chegar a Portugal, a vacinação vai acelerar.

Desde o final do ano passado, quando as vacinas começaram a ser autorizadas em vários países, a vacinação contra a Covid-19 tem sido a maior preocupação dos governos pelo mundo fora. E se em certos territórios parece ser um sucesso, outros ficaram aquém das expectativas como é o caso da União Europeia (UE), e pior: os países mais pobres receberam poucas ou nenhumas doses.

Em Portugal, tal como na maioria dos países da UE, a primeira fase do plano de vacinação arrancou a 27 de dezembro. Ao fim de mais de três meses, e segundo os dados compilados pela plataforma Our World in Data da Universidade de Oxford (de 28 de março), Portugal administrou 15,69 doses por cada 100 habitantes. De notar que, em Portugal, os menores de 18 anos não são vacinados.

De acordo com os dados mais recentes da plataforma Covid-19 da Direção-Geral da Saúde, o país administrou mais de 1,6 milhões de doses, das quais cerca de 470 mil foram a segunda dose, o que significa que esse número de pessoas já está completamente vacinado (cerca de 5% da população total).

Só no sábado passado, foram vacinadas 62 mil pessoas contra a Covid-19 no país, o número mais elevado até ao momento, segundo indicou a task force em comunicado. De notar que, nesse mesmo dia, 44 mil profissionais docentes e não docentes receberam uma dose da vacina. Além do mais, nesse mesmo fim de semana garantiu-se que “80% das pessoas com mais de 80 anos” tivessem já recebido “a primeira dose da vacina contra a Covid-19″.

Com as 15,69 doses por 100 habitantes Portugal encontra-se ligeiramente acima da média da União Europeia (15,45). Os países que mais doses deram foram Malta (40, com dados de dia 27 de março), Hungria (27,01) e Estónia (19,2). Já atrás de Portugal estão países como Itália (15,57), Alemanha (15,36) e República Checa (14,68).

Contudo, Portugal está longe dos países ou territórios que mais vacinaram no mundo. Segundo os dados do Our World in Data (que compila os dados de todos os territórios, mas nem todos os países estão atualizados com os dados mais recentes, de dia 28), Gibraltar já administrou 174,4 doses por 100 pessoas. Segue-se Israel (114,77) e as ilhas Seicheles (98,15 com dados de 24 de março).

Entre os países com menos doses administradas por 100 pessoas, segundo os dados de dia 28 de março, encontram-se a Gâmbia (0,22), a Ucrânia (0,45), o Zimbabué (0,46), o Malawi (0,58) e a Coreia do Sul (1,56). Na UE, os países com ritmo de vacinação mais lento são a Bulgária (6,28 doses por 100 habitantes), Letónia (6,7, segundo dados de 27 de março) e Croácia (10,15 conforme dados de 26 de março).

Quanto à percentagem de população totalmente vacinada (isto é, com duas doses), Portugal encontra-se também a par da UE. Mas atrás de Gibraltar (82,1%), Israel (54,5%) e Seicheles (34% a 24 de março). Tal como no número de doses administradas, na UE é também a Malta que lidera a percentagem de população totalmente vacinada (11,6% a 27 de março).

Vacinação vai acelerar em abril

Não sendo a vacinação uma corrida ou competição – tal como a Organização Mundial de Saúde tem vindo a sublinhar, por se tratar de uma pandemia que só se vencerá em conjunto – a UE tem sido alvo de duras críticas, especialmente quando comparada com Estados Unidos ou Reino Unido. Mas começar o segundo trimestre do ano com quatro vacinas aprovadas e respetivas doses a chegarem a cada país parece um bom presságio.

Com a mais recente aprovação por parte da Agência Europeia do Medicamento, a vacina da Johsnon & Johnson, e a negociação de mais 10 milhões de doses da Pfizer/BioNTech, a UE verá um total de 360 milhões de doses. São 55 milhões de vacinas de dose única da Johnson&Johnson, 200 milhões de doses da Pfizer/BioNTech, 35 milhões da Moderna e 70 milhões da AstraZeneca. Segundo indicou a ministra da Saúde no início do mês, Portugal espera receber cerca de 11 milhões de doses, mas não descartou atrasos como aconteceu no primeiro trimestre.

Portugal, tal como os restantes Estados-membros do bloco europeu, tem feito um esforço para vacinar o maior número de pessoas possível. O objetivo da task force é vacinar, em média, 95 mil pessoas por dia já no segundo trimestre. Para o efeito, serão criados mais de 150 postos de vacinação, que contarão com o apoio das autarquias.

O primeiro-ministro quer mesmo garantir que “em abril (um mês que será muito exigente) se vai vacinar o triplo em relação aos três meses anteriores”.

Porém, a vontade não chega e o coordenador da task force, o vice-almirante Gouveia e Melo, já reconheceu que o país precisa de contratar mais profissionais para acelerar o processo de imunização nos próximos meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal acima da média da UE, mas longe dos países que mais vacinam no mundo. Processo acelera em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião