Plano de recuperação de aprendizagens será apresentado em maio, diz Costa

  • Lusa
  • 31 Março 2021

"É também essencial tratar as marcas da pandemia nas crianças e jovens", salientou o primeiro-ministro.

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que o Governo vai apresentar em maio o Plano de Recuperação de Aprendizagens 21/23, considerando que é essencial “tratar” as consequências negativas deixadas às crianças e jovens pela epidemia de covid-19.

Numa mensagem que publicou na sua conta pessoal na rede social Twitter, António Costa referiu que teve uma reunião de trabalho com equipa do Ministério da Educação sobre a preparação do Plano de Recuperação de Aprendizagens 21/23. Um plano que, segundo o líder do executivo, “será apresentado em maio”. “É também essencial tratar as marcas da pandemia nas crianças e jovens”, salienta o primeiro-ministro.

Na terça-feira, durante uma audição parlamentar, o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, disse que as aprendizagens dos alunos perdidas durante o ensino à distância não serão recuperadas com “horas e mais horas” de aulas. “Não é despejando horas e mais horas e mais do mesmo que os alunos que ficaram mais para trás avançam”, declarou João Costa.

O “espírito” do plano de recuperação de aprendizagens, de acordo com o membro do Governo, é garantir que ninguém fica para trás.

Para combater os efeitos da epidemia de covid-19, no setor educativo na aprendizagem, o Governo constituiu uma “equipa multidisciplinar” com a presença de professores, psicólogos, diretores e personalidades como a economista da Universidade Nova Susana Peralta, que recentemente defendeu a criação de uma espécie de academias de verão para recuperar as aprendizagens.

Na mesma audição parlamentar, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, defendeu que desde o início das aulas, em setembro, os professores nas escolas têm aferido os conhecimentos dos alunos, além de todo o trabalho de tutorias, serviço de psicologia e de orientação. Tiago Brandão Rodrigues também sustentou que está em curso deste a anterior legislatura um processo gradual de redução do número de alunos por turma.

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