Portugal pode administrar 150 mil vacinas contra a Covid-19 por dia “no pico”, diz o coordenador da task force

Coordenador da task force reitera objetivo é vacinar 100 mil pessoas por dia já no 2.º trimestre, mas prevê que no "pico" Portugal possa atingir um ritmo de 150 mil vacinas administradas por dia.

O coordenador da task force do plano de vacinação contra a Covid-19 reitera que o objetivo é vacinar 100 mil pessoas por dia já no segundo trimestre, mas prevê que no “pico” Portugal possa atingir um ritmo de 150 mil vacinas administradas por dia.

Estamos numa onda crescente” de administração de vacinas, assinalou Henrique Gouveia e Melo, na audição da comissão de Saúde, no Parlamento, a propósito de um requerimento do PSD. Nesse sentido, o coordenador da task force explica que estes cálculos estão dependentes das entregas de vacinas. “Estamos a calcular 100 mil vacinas, mas com picos de 150 mil vacinas”, entre primeiras e segundas doses.

Ao mesmo tempo, o responsável destaca que, em média, neste momento o país está a administrar “50 mil vacinas por dia”, mas que Portugal atingiu um máximo diário no passado sábado, ao administrar 62 mil vacinas. Para o início de abril, o objetivo é vacinar, em média, 65 pessoas por dia.

Estamos a calcular [conseguir administrar] 100 mil vacinas [por dia], mas com picos de 150 mil vacinas.

Almirante Gouveia e Melo

Coordenador da task force da vacinação contra a Covid-19

Além disso, o responsável reiterou que nesta fase “a prioridade é salvar vidas” com 90% das vacinas disponíveis alocadas para esse fim, mas sublinha que “também há uma prioridade da resiliência do Estado. Até ao passado domingo, Portugal já tinham administrado 500.275 segundas doses, sendo que 80% dos idosos com 80 ou mais anos já receberam, pelo menos, uma dose da vacina, revelou ainda o vice-almirante Gouveia e Melo.

(Notícia atualizada às 12h29 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal pode administrar 150 mil vacinas contra a Covid-19 por dia “no pico”, diz o coordenador da task force

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião