Wall Street acaba sem rumo mas com Nasdaq em alta e S&P500 à beira de um recorde

  • Lusa
  • 31 Março 2021

Na última sessão do trimestre, o tecnológico Nasdaq ganhou 1,54%, para os 13.246,87 pontos, e o S&P500 avançou 0,36%. Dow Jones Industrial Average perdeu 0,26%.

Os principais valores bolsistas do setor tecnológico fecharam esta quarta-feira em alta, depois de um dia difícil, com os investidores na expectativa da apresentação por Joe Biden de um vasto plano de investimentos em infraestruturas.

Na última sessão do primeiro trimestre, o tecnológico Nasdaq ganhou 1,54%, para os 13.246,87 pontos, e o alargado S&P500 avançou 0,36%, para as 3.972,89 unidades, ficando a escassos pontos de um novo recorde.

Estes dois índices beneficiaram dos desempenhos dos conglomerados da internet, como Apple (+1,88%), Facebook (+2,27%) e Amazon (+1,27%).

Pelo contrário, o seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 0,26%, para os 32.981,55 pontos.

“O setor da tecnologia tinha sofrido movimentos de venda nos últimos dias. É, portanto, lógico que os seus grandes nomes tivessem subido”, comentou indique Chris Low de FHN Financial. “Hoje também foi fim de trimestre”, acrescentou.

Setores que se comportaram bem nos últimos meses, como a energia e os bancos baixaram, ao passo que as tecnologias de informação ou os bens de consumo não essenciais subiram. Deve-se, sem dúvida, a um reajustamento”, acentuou.

Os investidores estão também à espera de um discurso de Joe Biden, que deve apresentar, durante uma deslocação a Pittsburgh, no nordeste dos EUA, um plano de investimentos para renovar e modernizar infraestruturas, como pontes, vias-férreas e aeroportos, cujo montante deve rondar os dois biliões (milhão de milhões) de dólares (1,7 biliões de euros).

O financiamento destes projetos e as prováveis subidas de impostos sobre as empresas e as grandes fortunas que o acompanham estão a suscitar questões nos meios financeiros.

Em relação a indicadores económicos, o número de criação de empregos no setor privado nos EUA aumentou fortemente em março, graças à recuperação do setor dos serviços, um dos mais afetados pela crise sanitária, segundo o inquérito mensal da firma de serviços às empresas ADP.

As empresas privadas criaram 517 mil empregos nos EUA, a maior desde setembro.

Já os contratos-promessa de venda de habitação nos EUA caíram em fevereiro, um mês que foi difícil para a economia, devido às intempéries e à falta de casas para venda.

Entre os títulos do dia, a Pfizer avançou 0,33%. O laboratório norte-americano e a biotecnológica alemã BioNTech, que progrediu 4,55%, anunciaram que a sua vacina contra o novo coronavirus era eficaz a 100% entre os adolescentes com idades entre 12 e 15 anos e adiantaram que esperam começar a vacinar este segmento etário antes da próxima abertura de aulas.

Em alta foi também a evolução dos títulos ligados à canábis, como Canopy Growth (+0,85%), Tilray (+3,13%), Aphria (+4,32%) e Aurora (+2,87%), depois de o Estado de Nova Iorque ter decidido hoje legalizar o uso recreativo da marijuana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street acaba sem rumo mas com Nasdaq em alta e S&P500 à beira de um recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião