Portal das Finanças “temporariamente indisponível” no arranque da entrega do IRS

  • ECO
  • 1 Abril 2021

Contribuintes com IRS Automático estão a ser direcionados para o preenchimento manual, uma funcionalidade que está "temporariamente indisponível".

Arrancou a campanha de IRS, mas o site das Finanças não está a permitir submeter declarações. Muitos contribuintes com IRS Automático estão a ser direcionados para o preenchimento manual, mas essa funcionalidade está “temporariamente indisponível”.

Optando pela entrega do IRS Automático, muitos contribuintes estão a receber a mensagem de que não reúnem as condições para essa facilidade, apesar de reunirem.

“Por não reunir todas as condições previstas para ser abrangido pela Declaração Automática de Rendimentos em 2020, deve proceder à entrega de uma declaração de IRS, modelo 3, nos termos gerais”, refere o site das Finanças. Ao selecionar a entrega “manual”, dá erro.

“A funcionalidade a que tentou aceder está temporariamente indisponível”. É com esta mensagem que os contribuintes se estão a deparar, pouco tempo depois de ter arrancado a campanha de IRS de 2020.

O ECO questionou o Ministério das Finanças para perceber o motivo desta falha, ao que este respondeu ser “natural” e “comum” haver todos os anos “uma sobrecarga de acessos ao sistema” nas primeiras horas. “E que, por outro lado, sejam necessárias correções ao sistema em face das alterações introduzidas este ano. É por isso que apelamos a que não haja uma ‘corrida’ nas primeiras horas”, acrescente fonte oficial.

Esta falha no sistema impossibilita, assim, que muitos portugueses possam submeter as suas declarações, apesar de haver já alguns milhares de contribuintes que o conseguiram fazer. De acordo com dados avançados pelo Ministério das Finanças ao ECO, até às 7h30 desta quinta-feira já tinham sido entregues cerca de 175.000 declarações de IRS.

(Notícia atualizada às 11h08 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portal das Finanças “temporariamente indisponível” no arranque da entrega do IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião