Site do fisco terá assistente virtual para auxiliar entrega do IRS

Até às 19h30 desta quarta-feira, a Autoridade Tributária recebeu 450 mil declarações de IRS naquele que é o primeiro dia da campanha de IRS, revelou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, revelou que tinham sido entregues 450 mil declarações de IRS até às 19h30 desta quinta-feira. Este é o primeiro dia da campanha de IRS de 2021, a qual contará com a ajuda de um assistente virtual a partir da próxima segunda-feira para tirar dúvidas de forma automática.

Em entrevista à CMTV, o secretário de Estado disse que não houve constrangimentos significativos no Portal das Finanças durante o dia, apesar de uma parte do site ter estado “temporariamente indisponível” durante algum tempo. O problema passava por muitos contribuintes com IRS Automático terem sido direcionados para o preenchimento manual, mas essa funcionalidade estava “temporariamente indisponível”. Mendonça Mendes garantiu que qualquer problema que surja “será temporário”.

Esta manhã o Ministério das Finanças reagia aos problemas afirmando que é “natural” e “comum” haver todos os anos “uma sobrecarga de acessos ao sistema” nas primeiras horas. “E que, por outro lado, sejam necessárias correções ao sistema em face das alterações introduzidas este ano. É por isso que apelamos a que não haja uma ‘corrida’ nas primeiras horas”, acrescentou fonte oficial.

Na mesma entrevista, António Mendonça Mendes garantiu que o “sistema está a responder bem”, apesar das novidades introduzidas este ano, e que “não se reportou nenhum erro em particular que possa causar problemas”. Ainda assim, o secretário de Estado deixou o aviso aos portugueses de que o ideal será entregar a declaração alguns dias após o seu arranque.

Quanto ao prazo de reembolso, uma das questões mais colocadas pelos contribuintes, António Mendonça Mendes prometeu um regresso ao “padrão de rapidez e de segurança” que se verificava antes de 2020. No ano passado, os reembolsos começaram a ser processados um pouco mais tarde do que nos anos anteriores por causa da pandemia, dada a incerteza do momento que se vivia.

Uma das novidades da campanha de IRS chega na próxima segunda-feira, dia 5 de abril: um assistente virtual que estará no Portal das Finanças. “Vamos utilizar essa ferramenta de inteligência artificial que permite responder a questões automaticamente“, revelou Mendonça Mendes, explicando que o seu funcionamento é idêntico ao de outros sites.

Esta nova funcionalidade do site do fisco reflete o “esforço de modernização na forma de comunicar da Autoridade Tributária”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Site do fisco terá assistente virtual para auxiliar entrega do IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião