Hoje nas notícias: PAC, CP e testes à Covid-19

  • ECO
  • 7 Abril 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A ministra da Agricultura sublinha a necessidade de avançar com as negociações para a reforma da Política Agrícola Comum, numa entrevista ao Jornal de Negócios. Já a CP adianta que o Alentejo poderá ter mais comboios. Os jornais desta quarta-feira noticiam também que vão chegar a Portugal os testes de imunidade celular à Covid-19. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

“Se continuarmos a adiar, não vamos ter reforma da PAC”, alerta ministra da Agricultura

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, acredita que a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) vai mesmo ser concluída até ao final de maio, durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE). Em entrevista ao Jornal de Negócios, a responsável admite que as negociações ainda podem falhar, mas “não será por falta de empenho” da presidência portuguesa. Caberá às instituições europeias assumir a derrota. “Estamos a apostar tudo nesta prioridade”, diz Maria do Céu Antunes, que desde janeiro conduziu mais de 50 reuniões, técnicas e políticas, para que a missão seja cumprida.

Leia a notícia completa no Jornal Negócios (acesso pago)

Costa é “dos mais brilhantes táticos que conheci na minha vida política”, diz Basílio Horta

Depois de elogiar a “inteligência pura” de Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Câmara Municipal de Sintra defende que o primeiro-ministro é “um dos mais brilhantes táticos” que conheceu na vida política. Isto devido à resposta que deu ao Presidente da República depois de este promulgar os apoios sociais, que Basílio Horta diz ter sido “elegante”. O autarca, que não se compromete com uma eventual recandidatura, defende ainda que “todas as candidaturas independentes devem ser facilitadas”.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

CP admite mais comboios no Alentejo

A CP disse ao Público que “volta a ter condições para ter um serviço regional ou inter-regional no Alentejo e para reformular a oferta Intercidades”. O material circulante são as locomotivas 2600 que estavam encostadas no Entroncamento e as carruagens espanholas que a CP comprou à Renfe, e que poderão, assim, formar as composições que vão ligar o litoral alentejano a Lisboa. A transportadora, porém, avisa que “é necessária a coordenação com a IP para a adaptação da infraestrutura existente para serviço de passageiros”. Vítor Proença, eleito pela CDU para a Câmara de Alcácer e presidente da CIM Litoral Alentejano, diz que a proposta “vai ao encontro” do que têm “pedido ao Governo para trazer de volta o serviço regional para a Linha do Sul”. O autarca diz que “não se trata de criar linha nova, pois os carris já lá estão e é só fazer com que os comboios parem onde antes não paravam”.

Leia a notícia no Público (acesso condicionado)

Testes de imunidade celular à Covid chegam a Portugal

Vai chegar a Portugal um novo método de testagem para controlar a pandemia: os testes de imunidade celular à Covid-19 poderão ser feitos a partir de 15 de abril. É a Unilabs que vai disponibilizar estes testes, que detetam a resposta de células T ao vírus, por 120 euros. Os testes de imunidade apenas poderão ser realizados mediante prescrição médica.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Pandemia expôs fragilidades no acesso à saúde e à habitação em Portugal

O relatório anual do estado dos direitos humanos no mundo divulgado pela Amnistia Internacional (AI) revela que Portugal continua a falhar nos direitos à saúde e à habitação e a pandemia veio agravar o problema. Todavia, o documento mostra que no plano da habitação o Governo português agiu bem ao suspender, por exemplo, as execuções de hipotecas e despejos até ao final do ano. No entanto, muitas famílias continuaram a não ter acesso a uma habitação e os sem-abrigo foram esquecidos. Outra das preocupações registadas pela AI é o facto de Portugal ser um dos países onde os episódios de racismo persistem, seja a pessoas de etnia cigana, seja a cidadãos de ascendência africana.

Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: PAC, CP e testes à Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião