Balança de pagamentos europeia excedentária em 110,3 mil milhões

O excedente da balança comercial aumentou no quarto trimestre de 2020 relativamente ao trimestre anterior, enquanto a balança de rendimentos continua deficitária.

A balança de pagamentos da União Europeia (UE) registou um excedente de 110,3 mil milhões de euros no último trimestre do ano passado, uma subida relativamente ao trimestre anterior, quando tinha registado um excedente de 81,1 mil milhões, referem os dados do Eurostat.

Entre outubro e dezembro de 2020, a balança de pagamentos do bloco comunitário cresceu para o equivalente a 3,2% do PIB, o que mostra uma melhoria face aos 66 mil milhões de euros (1,9% do PIB) observados no mesmo trimestre de 2019.

Após ter sido feito um ajuste para retirar as variações sazonais, o excedente nas transações de bens aumentou, passando de 9,7 mil milhões de euros para 11,7 mil milhões de euros, enquanto o excedente da balança comercial dos serviços também cresceu, passando de 9,7 mil milhões de euros para 27,1 mil milhões de euros, refere o gabinete de estatísticas.

Evolução da balança de pagamentos da UE:

Fonte: Eurostat

O défice na balança de rendimentos primários, que se refere principalmente aos rendimentos vindos de empréstimos e investimentos, aumentou para 8,9 mil milhões de euros (tinha sido de 2,7 mil milhões no terceiro trimestre), enquanto o défice dos rendimentos secundários, que destaca as transferências de pagamentos, melhorou, passando de 17,9 mil milhões de euros para 15,6 milhões de euros.

Numa análise aos Estados-membros, e com base em dados não ajustados à sazonalidade, a UE observou excedentes externos em conta corrente com o Reino Unido (46,8 mil milhões de euros), Estados Unidos (31 mil milhões), Suíça (24,9 mil milhões), Brasil (9,3 mil milhões), Hong Kong (5,9 mil milhões), Rússia (4,7 mil milhões), Canadá (4,6 mil milhões), Japão (3,3 mil milhões) e Índia (2,5 mil milhões).

Com base em dados não ajustados à sazonalidade, os ativos de investimento direto da UE diminuíram no quarto trimestre 80 mil milhões de euros, enquanto os passivos de investimento direto caíram 19,5 mil milhões. Como resultado, o bloco comunitário foi um destinatário líquido de investimento direto do resto do mundo de 60,5 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Balança de pagamentos europeia excedentária em 110,3 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião