Chegada da vacina da Janssen a Portugal foi adiada, confirma Infarmed

O Infarmed confirmou ao ECO que o país já foi notificado do adiamento da chegada das primeiras doses da vacina da Janssen.

O laboratório Janssen do grupo Johnson&Johnson decidiu adiar proativamente o lançamento, na Europa, da sua vacina contra a Covid-19, tendo já notificado as autoridades europeias. De acordo com o Infarmed, as primeiras doses que chegariam a Portugal na próxima quinta-feira também serão adiadas.

“As primeiras doses desta vacina chegariam a Portugal esta semana, mais concretamente na próxima 5ª feira, tendo o país já sido notificado do adiamento. Portugal, através do Infarmed, e a Agência Europeia de Medicamentos encontram-se a acompanhar o desenvolvimento destes acontecimentos, pelo que a informação será atualizada assim que se justifique”, avança o Infarmed ao ECO.

Este atraso na entrega de 30 mil doses da vacina, de toma única, pode comprometer a curto prazo o ritmo do plano de vacinação em Portugal.

A iniciativa da Janssen surge no seguimento de uma suspensão momentânea da administração desta vacina por parte da Food and Drug Administration (FDA), regulador de medicamentos dos Estados Unidos da América (EUA) e do Center for Disease Control and Prevention (CDC). Esta suspensão foi decidida após terem sido notificados seis casos raros de coágulos sanguíneos, em mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 48 anos, 6 a 13 dias após a vacinação, e tem como finalidade o estudo mais aprofundado dos referidos casos.

Nos EUA, já foram administradas cerca de 6,8 milhões de doses desta vacina. Esta decisão acontece numa altura em que o país volta a registar o princípio de uma nova subida nas infeções, apesar de vacinar a um ritmo muito mais acelerado do que o da União Europeia.

(Notícia atualizada às 19H59 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chegada da vacina da Janssen a Portugal foi adiada, confirma Infarmed

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião