Entrevista a Paulo Farinha Alves, sócio da PLMJ. Edição de abril da Advocatus nas bancas
Na Advocatus de abril pode ler a entrevista ao sócio da PLMJ, Paulo Farinha Alves, um especial sobre o impacto da pandemia nos escritórios, e ainda uma análise ao regime de transparência fiscal.
Paulo Farinha Alves é sócio na área de Resolução de Litígios da PLMJ. Possui mais de 30 anos de experiência em direito penal, crimes de “colarinho-branco”, compliance e direito do desporto. À Advocatus, não poupa críticas à forma como a Justiça é ‘gerida’ em Portugal.
Sugere a redução das férias judiciais para este ano, admite que já foi percorrido um longo caminho na prevenção da corrupção, crítica o excesso de alterações legislativas em Portugal e sublinha que o Governo errou ao decidir relaxar medidas de confinamento no Natal. Critica ainda a falta de meios no Ministério Público e realça várias vezes, ao longo da entrevista, os perigos de caminharmos para uma justiça de tabloide.
Um ano depois do início da pandemia, o setor da advocacia mudou de hábitos e tornou-se mais digital. A pandemia trouxe desafios muito exigentes e estratégicos a todas as empresas, e as sociedades de advogados não foram exceção. A Advocatus foi perceber como está o estado de saúde da advocacia de negócios.
Se no país vizinho, Espanha, as firmas de advogados podem optar qual o regime fiscal que pretendem ser tributadas: como empresa ou a título individual, em Portugal, os advogados são tributados como sócios e não como empresa, o que faz com que paguem valores muito altos de impostos a título individual. O regime de transparência fiscal dos advogados está em vigor há mais de 30 anos. Os tempos mudaram e a realidade é outra. A Advocatus foi perceber junto dos profissionais e do bastonário como funciona este regime e o que é preciso mudar.
Rita Garcia Pereira é a advogada do mês desta edição. A advogada especializada em direito do trabalho esteve à conversa com a Advocatus e fez um balanço sobre o impacto da pandemia no setor laboral. Segundo Rita Garcia Pereira, as ações de despedimento coletivo são das que mais demoram, sendo um dos pontos que o legislador se deve debruçar. Apesar do crescente desencanto, quer com a própria classe profissional, quer com a forma como os advogados têm sido sucessivamente tratados pelos diversos Governos, se fosse hoje, mantinha a decisão de ingressar em direito.
A SRS Advogados realizou contrato de negociações entre o Governo, a Transtejo e a Soflusa naquele que foi o primeiro contrato de concessão de serviço público celebrado ao abrigo das novas regras europeias. Descubra todos os pormenores da operação na rubrica negócio do mês da 125.ª edição.
A Enes | Cabral é o mais recente escritório de advocacia de negócios em Portugal. Fundado por Susana Enes e Pedro de Almeida Cabral, o foco do escritório, a nível externo, é a prestação de serviços assentes em relações de confiança e de proximidade com os clientes. Apesar da ansiedade inicial, os sócios fundadores revelaram um sentimento de “realização”. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.
A Advocatus de abril já se encontra nas bancas. Assine a revista aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Entrevista a Paulo Farinha Alves, sócio da PLMJ. Edição de abril da Advocatus nas bancas
{{ noCommentsLabel }}