BRANDS' CAPITAL VERDE Mercadona introduz embalagens de pizza em plástico reciclado

  • BRANDS' ECO
  • 15 Abril 2021

Com esta ação, a cadeia de supermecados espanhola deixará de usar 1.600 toneladas de plástico virgem por ano.

A Mercadona alterou as embalagens das suas pizzas refrigeradas Hacendado por uma opção produzida com plástico reciclado e reciclável, uma ação que se insere na estratégia da empresa, já em marcha, de reduzir o plástico e apostar na economia circular. Com este passo, a Mercadona evita 1.600 toneladas de plástico virgem por ano, o equivalente a 64 camiões.

A Estratégia 6.25 concretiza-se em seis ações e, neste momento, a cadeia de supermercados espanhola está focada na ação três, através da qual em 2025 terá reduzido em 25% o plástico nas suas embalagens. Para alcançar este objetivo, a Mercadona está a aplicar diferentes estratégias, como a eliminação do plástico em excesso substituindo-o por outros materiais, a redução, a reutilização ou a incorporação de material reciclado.

Com a mudança nas embalagens das pizzas refrigeradas Hacendado, a Mercadona evita 1.600 toneladas de plástico virgem por ano.

Um investimento de 140 milhões de euros na Estratégia 6.25

A Estratégia 6.25, que tem o triplo objetivo de até 2025 reduzir 25% do plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações, está a ser implementada através de seis ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde redesenhar as embalagens do futuro em coordenação com os fornecedores, à adaptação das lojas e logística, gestão de resíduos, etc. No total, a empresa prevê investir 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para concretizar todas as ações que integram esta estratégia.

No passado mês de janeiro, alcançou-se o primeiro marco da estratégia: eliminar os sacos de plástico descartáveis de uso único em todas as secções das lojas. Agora, a empresa oferece aos clientes sacos compostáveis – feitos de fécula de batata – que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico, tal como indica o pictograma incluído nos sacos, com a intenção de informar os clientes como fazer a separação e reciclagem adequada dos seus resíduos. Além disso, a Mercadona, incorporou também esse pictograma nos sacos tanto de secção como de linha de caixas, onde a empresa dispõe de três opções reutilizáveis e sustentáveis. O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 supõe uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano.

A Mercadona também completou a segunda ação da estratégia ao eliminar os descartáveis de plástico de uso único em toda a cadeia substituindo-os por alternativas mais sustentáveis como o cartão, a madeira, a cana-de-açúcar e o plástico reutilizável, e que podem, ainda assim, ser lavados na máquina de lavar loiça depois de cada utilização. Com esta segunda ação, a Mercadona deixa de utilizar 3.000 toneladas de plástico por ano, o equivalente a 120 camiões.

A empresa começou a trabalhar nesta estratégia em 2019, envolvendo todos os seus colaboradores da empresa no desafio de “Continuar a Cuidar do Planeta” e tornar os diversos processos da linha de montagem mais sustentáveis. Neste sentido, a Mercadona conta com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação da Estratégia 6.25, composta por colaboradores de diferentes departamentos da empresa, como Lojas, Prescrição, Informática, Compras, Logística, Financeiro, Relações Externas e Obras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercadona introduz embalagens de pizza em plástico reciclado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião