iCloud quase cheio? Estes truques ajudam a libertar espaço

Se tem a "nuvem" da Apple a rebentar pelas costuras, estas dicas podem ajudar a ganhar um pouco de liberdade no seu iPhone ou iPad.

Há um email que nenhum utilizador de iPhone gosta de receber: “O armazenamento em iCloud está quase cheio.” É sempre uma chatice. E, por breves momentos, até pondera pagar os 99 cêntimos por mês e passar dos 5 GB gratuitos para 50 GB de armazenamento na “nuvem”.

Parece um baixo preço a pagar para aumentar a capacidade em 900%. Mas nem todos os utilizadores necessitam de 50 GB, muito menos de pagar mais uma mensalidade por algo tão entediante como espaço de armazenamento. Para esses, vale a pena “atacar” a origem do problema.

Um dos principais “culpados” pelo armazenamento quase cheio é o sistema de cópias de segurança da Apple. Se instalar muitas aplicações num iPhone novo, pode encher a “nuvem” em menos de três meses só com backups. Se juntar um iPad à sua conta, então ainda pior.

“Espera lá, mas é bom fazer backups, certo?” Sim, é sempre bom ter cópias de segurança dos seus ficheiros. Mas, numa era em que está tudo na “nuvem”, nem sempre se aplica a velha máxima da informática. No caso do sistema da Apple, não é necessário fazer cópia de segurança de tudo.

Veja-se o caso da aplicação do Facebook. É possível que tenha os backups ligados para esta rede social. Mas fará sentido? Se perder o iPhone, ou se este se estragar, não perderá a sua conta do Facebook. Esses dados são armazenados pela própria empresa e, eventualmente, num equipamento novo, basta descarregar novamente a sua conta para ter todos os seus dados novamente disponíveis.

Então, por onde começar?

Antes de pagar por mais espaço no iCloud, certifique-se de que não está a ocupá-lo com ficheiros desnecessários.Pexels

Passo a passo rumo à liberdade… na cloud

Para libertar espaço da conta iCloud, a primeira coisa a fazer é perceber o que está a ocupar espaço na sua “nuvem”. Siga o caminho: Definições -> Carregue no seu nome -> iCloud.

Deverá encontrar no topo um gráfico às cores que lhe mostra o que ocupa mais espaço na sua conta: Cópias, Documentos, Fotografias e outros.

Se as cópias de segurança preencherem a maior “fatia” do seu armazenamento ocupado, a próxima tarefa é desligar os backups das aplicações que não precisam de cópias. É importante entender uma coisa: as fotografias são armazenadas à parte na “nuvem” e não contam para a parcela de cópias.

Carregue, então, em “Gerir armazenamento” e, depois, em “Cópias de segurança”. Se estiver no iPhone, entre em “iPhone”. Na área “Dados a incluir na cópia de segurança”, verá as aplicações que entram para essa cópia e o espaço que ocupam.

Desligue aquelas em que não haja dados a serem armazenados a nível local, como é o caso da generalidade das aplicações que têm contas associadas (Facebook, Twitter, Instagram, Messenger…).

Uma nota em particular para o WhatsApp, que não armazena as suas conversas a nível local. Por isso, se desligar esta aplicação e mudar de equipamento, perderá as suas conversas passadas. Se não vê problema nisso, desligue também.

No caso de ter também um iPad, repita o processo para o iPad. No final, já deverá ter algum espaço livre na sua conta do iCloud.

Para dar um boost adicional ao espaço livre, com alguma paciência, percorra as mensagens do iPhone e apague as mais antigas e de que não precisa. Isso também vai reduzir o espaço da cópia de segurança das Mensagens.

Remova apps que já não usa

Também pode libertar espaço diretamente no seu iPhone, o que acaba por influenciar, indiretamente, o espaço na cloud. Siga o caminho: Definições -> Geral -> Armazenamento (iPhone).

Aqui pode apagar grandes ficheiros que estejam a ocupar espaço no telemóvel e ativar uma opção para remover periodicamente, de forma automática, as apps que já não usa há muito tempo.

Pode fazer o mesmo no iPad.

Experimente outras soluções

  • Veja se tem a otimização de armazenamento ligada para as suas fotografias. Dirija-se a Definições -> Fotografias e ligue a opção “Otimizar armazenamento”.
  • Algumas fotografias guardadas no seu telemóvel podem, na verdade, ser dezenas delas. Isto acontece se tiver tirado a fotografia em modo de sequência (permite tirar várias fotos em simultâneo e escolher a melhor). Encontre essas fotos, escolha da sequência as que mais lhe agradam e apague as outras.
  • O WhatsApp pode estar a consumir muito espaço. Dentro da aplicação e dirija-se a Definições -> Conversas e desligue a opção “Guardar na fototeca”.
  • Tente comprimir os ficheiros maiores. Na aplicação Ficheiros, escolha o ficheiro que pretende, abra o menu secundário e carregue em “Comprimir”.
  • Aproveite e, na aplicação Ficheiros, abra a área de “Apagados recentemente”. Esvazie-a para libertar espaço, incluindo no iCloud (carregue em “…”, escolha “Selecionar” e verá no canto inferior direito o botão “Apagar tudo”).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

iCloud quase cheio? Estes truques ajudam a libertar espaço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião