Já recebeu a carta do INE? Pode começar a responder aos Censos 2021

Pode responder aos Censos através da Internet, com os códigos das cartas do INE distribuídas pelo país. Questionário deve ser entregue até 3 de maio.

A maior operação estatística nacional já arrancou. Os recenseadores andaram a distribuir as cartas com os códigos para responder aos Censos 2021 pelos correios do país e, se já recebeu a sua, pode começar a responder a partir desta segunda-feira. O ideal, até por ser época de pandemia, é responder ao questionário online.

As cartas contêm os códigos para responder aos Censos 2021 através da Internet. Basta aceder à página da operação de recenseamento, colocar o código e a password indicados na carta que recebeu do Instituto Nacional de Estatística (INE), responder às questões e quando terminar selecionar “Entregar”.

Exemplo da carta para responder aos Censos 2021INE

Mas não tem de responder a tudo de uma vez. Se interromper o preenchimento do questionário, a aplicação vai guardar automaticamente toda a informação registada até esse momento. Atenção que não pode alterar as respostas depois de enviadas, sendo que se quiser alterar os dados já enviados, deve “contactar o Recenseador responsável pela área da sua residência e preencher um questionário em papel com a informação a corrigir”, diz o INE.

Depois de terminar e entregar o questionário eletrónico, vai receber no sistema uma mensagem com o comprovativo de entrega, que deve guardar como prova da resposta. De recordar que a resposta é obrigatória, e se não responder pode estar sujeito a levar uma multa.

A resposta aos Censos deve ser feita, de preferência, até ao dia 3 de maio, segundo indica o INE. Para aqueles que não conseguirem responder pela Internet, há outras formas de participar: telefone, e-balcão nas Juntas de Freguesia, e autopreenchimento dos questionários em papel entregues pelos recenseadores.

De sinalizar que a resposta pelo telefone é “direcionada para as pessoas que não conseguem responder pela internet e, por motivos de saúde ou isolamento, não podem responder de outra forma”.

Se tiver recebido duas cartas, deve introduzir os códigos de cada uma, verificar a morada e responder consoante o alojamento certo. Já se perder os códigos para responder pela Internet, deve aguardar pelo contacto do recenseador responsável pela área da sua residência que lhe fará chegar novos códigos, de acordo com o INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já recebeu a carta do INE? Pode começar a responder aos Censos 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião