Plano nacional prevê testagem em empresas, transportes e centros comerciais

  • ECO
  • 20 Abril 2021

Para a frequência de "eventos de massa" poderá ser obrigatória a realização de um teste prévio de despiste à Covid-19.

O Plano Nacional para a Testagem Massiva está finalizado e prevê que todo e qualquer momento seja visto como uma oportunidade para detetar a presença do novo coronavírus na população portuguesa. A notícia foi avançada pelo Expresso (acesso pago), que adianta que esse rastreio massivo pode envolver situações de testagem em centros comerciais, em estações de transportes públicos ou até mesmo em empresas, e que os portugueses devem mostrar-se disponíveis caso lhes seja solicitada a sua realização.

A realização de um teste à Covid-19 poderá ser também requerida noutras situações, nomeadamente quando uma pessoa tem uma consulta médica ou quando pretende assistir a um evento religioso ou a um espetáculo cultural. No que toca aos “eventos de massa”, poderá então ser obrigatória a realização de um teste prévio. E sempre que um município atingir valores elevados ao nível da incidência da infeção e do índice de transmissibilidade, esta testagem dirigida deverá também ocorrer em escolas, clubes desportivos, transportes públicos e empresas municipais, entre outros.

Detetar precocemente a presença do SARS-Cov-2 é o objetivo deste plano nacional, que foi desenvolvido por um grupo de especialistas que é coordenado pelo presidente do Instituto Ricardo Jorge, Fernando Almeida. Sendo já do conhecimento da ministra da Saúde, Marta Temido, este plano prevê uma aplicação generalizada dos testes rápidos, de antigénio, para que haja uma maior celeridade na realização dos rastreios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plano nacional prevê testagem em empresas, transportes e centros comerciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião