5 coisas que vão marcar o dia

O Conselho de Finanças Públicas analisa execução orçamental, no dia em que o IGCP faz dois leilões de bilhetes do Tesouro.

Serão conhecidos vários indicadores económicos esta quarta-feira, nomeadamente dados sobre o mercado de trabalho e sobre a balança de pagamentos do país. Já o Conselho das Finanças Públicas analisa a execução orçamental em 2020, no dia em que a OCDE divulga um relatório sobre as medidas ficais aplicadas na pandemia e que Portugal volta ao mercado.

IGCP volta ao mercado com leilões de bilhetes do Tesouro

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai realizar esta quarta-feira dois leilões das linhas de Bilhetes do Tesouro com maturidades em 16 de julho de 2021 e 18 de março de 2022. Os leilões a três e 11 meses têm um montante indicativo global entre 1.000 milhões de euros e 1.250 milhões de euros.

Eurostat publica dados sobre o mercado de trabalho

O Eurostat divulga esta quarta-feira os dados anuais do inquérito ao mercado laboral, bem como indicadores sobre a educação, no decorrer do ano de 2020, bastante marcado pela pandemia de Covid-19. Para além disso, o gabinete de estatísticas da União Europeia vai também divulgar dados relativos às horas de trabalho no último trimestre do ano passado.

Conselho das Finanças Públicas avalia execução orçamental

O organismo liderado por Nazaré Costa Cabral publica o parecer sobre a “evolução orçamental das administrações públicas em 2020“. É uma análise às contas públicas do ano passado. Entre janeiro e setembro de 2020, o Conselho das Finanças Públicas analisou as contas públicas, em contabilidade nacional, e calculou que a carga fiscal estava nos 33,5% nesse período, abaixo dos 33,8% no período homólogo.

Que medidas fiscais foram aplicadas na pandemia?

A OCDE lança uma edição especial do relatório Tax Policy Reforms 2021, que fornece uma visão geral das medidas fiscais introduzidas durante a crise Covid-19 em quase 70 jurisdições. O documento examina como as respostas variaram entre os países e evoluíram no último ano, oferecendo também algumas orientações sobre como as respostas podem ser adaptadas para enfrentar os desafios de curto prazo que os países enfrentam.

Banco de Portugal divulga dados da balança de pagamentos

O Banco de Portugal publica esta quarta-feira dados sobre a balança de pagamentos relativos ao mês de fevereiro deste ano. Para além disso, serão também conhecidos dados sobre o investimento direto nesse mês, bem como sobre o template de reservas internacionais de Portugal durante março de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião