Passageiros têm 282,5 milhões em vouchers da TAP devido à Covid-19

Cancelamento de voos levou o número de vouchers atribuídos pela companhia aérea a disparar em 2020. A empresa estima ainda vir a gastar 10,4 milhões em indemnizações a clientes.

A pandemia deixou muitos aviões em terra e, consequentemente, passageiros sem as viagens que planeavam fazer. A alternativa para quem viu os voos cancelado foi o reembolso ou a entrega de vouchers para que os clientes possam usar esses valores mais tarde. Na TAP, foram dados ao longo do ano passado um total de 282,5 milhões de euros em vouchers.

“Decorrente da redução significativa da atividade após abril de 2020 e do cancelamento de voos impostos ao setor da aviação e à empresa, os documentos pendentes de voo em 31 de dezembro de 2020 incluem montantes significativos referentes a voos não realizados até essa data, mantendo a empresa a sua responsabilidade pela prestação do serviço no futuro ou pelo reembolso nos termos contratuais. Importa ainda salientar que, os montantes incluídos na rubrica pendentes de voo incluem vouchers e bilhetes não voados de voos cancelados”, explica a TAP no relatório anual publicado esta sexta-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A rubrica de vouchers entregues em 2020 situa-se em 282.488.168 euros, um valor muito acima dos 9.497.376 registados no ano anterior. A questão destes vales que só podem ser usados na mesma empresa gerou polémica já que Portugal foi um dos 12 países que pediu à Comissão Europeia que permitisse que os reembolsos fossem feitos apenas desta forma, mas as autoridades comunitárias rejeitaram alterar as regras dos direitos dos passageiros, obrigando as companhias aéreas a dar a possibilidade de reembolsos.

Além deste valor que poderá vir a ser gasto nos próximos meses (e que terá impacto nas receitas já que os passageiros na prática já pagaram pelas viagens que ainda vão realizar), a TAP está a acautelar ter de indemnizar passageiros.

“Decorrente da pandemia Covid-19, em 31 de dezembro de 2020 foi constituída uma provisão no montante de 10,4 milhões de euros relativa a indemnizações a passageiros, cujas reclamações se encontram a ser processadas pela empresa”, refere a empresa interinamente liderada por Ramiro Sequeira, que viu o número de passageiros transportados afundar 72,7% em 2020 e os prejuízos agravaram para 1.230 milhões de euros.

A par dos passageiros pontuais que viajam pela TAP, a pandemia também afetou o programa de fidelização. As obrigações de desempenho associadas à atribuição de milhas aos aderentes do programa Miles&Go são mensuradas, com base em informação histórica no número de milhas atribuídas e não utilizadas nem caducadas no final de cada exercício.

Em 2020, por forma a amenizar os impactos causado pela pandemia, a TAP prorrogou em 12 meses a validade das milhas atribuídas a clientes, para milhas a expirar entre março e setembro de 2020 e “por prudência não alterou o justo valor apurado” em 2019. “Esta medida teve um impacto na obrigação registada com o programa de fidelidade aumentado o passivo em cerca de seis milhões de euros“, explica a empresa.

“Caso a redenção das milhas, nos próximos exercícios, não atinja os valores históricos pré-pandemia Covid-19 e a estratégia comercial não passe pela atribuição de novas prorrogações de validade, os resultados da empresa podem registar um impacto positivo”, acrescenta a empresa que antecipa atingir resultados operacionais “equilibrados” em 2023.

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