Estas são as dez cidades mais verdes de Portugal

A cidade do Porto ocupa a primeira posição deste ranking, seguida da Maia e de Vila do Conde. Lisboa ocupa a sétima posição.

É na região Norte que encontramos as cidades mais verdes de Portugal. O Porto ocupa a primeira posição das cidades com mais área de parques e jardins por mil habitantes, seguido da Maia e de Vila do Conde, de acordo com um estudo da Holidu.

O Porto conta com 0,57 metros quadrados de parques e jardins por mil habitantes e é coroado a cidade mais verde de Portugal. O parque da cidade do Porto (Porto CityPark) é o maior e mais popular da Invicta com mais de 80 hectares. Maia ocupa o segundo lugar com 0,40 metros quadrados de parques e jardins por 1.000 habitantes.

O pódio fica completo com a cidade de Vila do Conde com 0,38 metros quadrados de parques e jardins por mil habitantes. Entre o Cais das Lavandeiras e a ponte que atravessa o Rio Ave está a Praça da República onde se insere um jardim ladeado pelo rio e por casas dos séculos XVIII e XIX.

Braga surge depois em ex-aequo com Portimão. Ambas têm 0,35 metros quadrados de parques e jardins por 1.000 habitantes. A norte o destaque são os Jardins do Santuário do Bom Jesus e a sul o Parque da Juventude.

O Parque dos Poetas, também conhecido como “museu ao ar livre” único em Portugal associando, no mesmo espaço, a poesia, a arte escultórica e a natureza num tributo à cultura portuguesa é uma das razões pelas quais Oeiras surge em sexto lugar com 0,3 metros quadrados de espaços verdes.

Lisboa, Viseu e Loulé têm em comum o facto de terem 0,29 metros quadrados de parques e jardins por mil habitantes. Na capital portuguesa, o destaque vai para o Parque Eduardo VII, o maior espaço verde no centro da cidade que ocupa cerca de 25 hectares. E em Viseu o Parque do Fontelo é o ex-libris.

Na margem sul, Almada, com 0,27 metros quadrados de parques e jardins por 1.000 habitantes, ocupa a última posição na tabela, sendo o destaque o Parque da Paz.

A classificação foi elaborada a partir de dados extraídos do Open Street Maps em abril de 2021, considerando as 50 principais cidades portuguesas. Foram calculados os totais de metros quadrados de cada parque e jardim.

Conheça as dez cidades mais verdes de Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estas são as dez cidades mais verdes de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião